População vai opinar sobre autoridades para cargos de direção do governo federal — Rádio Senado

População vai opinar sobre autoridades para cargos de direção do governo federal

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE MUDA O RITO PARA A APROVAÇÃO DE AUTORIDADES PELA CASA.

LOC: A POPULAÇÃO VAI PODER OPINAR SOBRE AS ESCOLHAS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

TÉC: Qualquer cidadão vai poder entrar no site do Senado e enviar informações sobre os nomes escolhidos para postos de direção em órgãos do governo federal, agências reguladoras, embaixadas, ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, entre outros. Também poderá encaminhar perguntas para a sabatina dos indicados. O relator do projeto, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, destacou a participação popular e disse que a medida valoriza a avaliação oral que o Senado faz com as pessoas designadas para os cargos:

(PEDRO TAQUES): permite que o cidadão possa colaborar com o Senado da República através da rede mundial de computadores. O projeto de resolução ele valoriza a sabatina, como nós temos dito em várias oportunidades, a sabatina feita aqui no senado ela se denomina de mecanismo de freios e contrapesos que deve informar as relações entre o legislativo, o executivo e o judiciário.

(REPÓRTER): O autor do projeto, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, disse que a ideia tem como base o modelo adotado pelo Congresso dos Estados Unidos:

(ROBERTO REQUIÃO): Esse projeto de resolução se inspira no sistema norte-americano de escolhas de autoridades. Estabelece prazos amplos. Aprovado por unanimidade, extraordinariamente discutido que é a moralização da escolha de autoridades pelo senado da república.

(REPÓRTER): O projeto estabelece um prazo de cinco dias entre a leitura do relatório e a sabatina com o indicado na comissão encarregada da análise. A proposta, que muda o regimento interno do senado, segue para a promulgação. 
28/08/2013, 07h17 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 07h17
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00