Senado deve instalar CPI da espionagem na quarta — Rádio Senado

Senado deve instalar CPI da espionagem na quarta

LOC: O SENADO DEVE INSTALAR A CPI DA ESPIONAGEM NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PELA MANHÃ.

LOC: OS OBJETIVOS DA COMISSÃO DE INQUÉRITO SÃO INVESTIGAR A FORMA COMO OS ESTADOS UNIDOS INTERCEPTAM AS COMUNICAÇÕES NO BRASIL E ESTUDAR MEDIDAS PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NACIONAL. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

TÉC: A CPI da espionagem partiu de um requerimento da senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, e deve contar com onze titulares e sete suplentes. O pedido de CPI foi motivado por denúncias de que o governo norte-americano espiona países de todo o mundo por meio da interceptação de telefonemas, emails e entradas em páginas da internet. O Brasil seria um dos países mais vigiados, de acordo com o blogueiro Glenn Greenwald, norte-americano radicado no Brasil e que serve de contato com o informante Edward Snowden, ex-agente que trabalhava para a agência de informações dos Estados Unidos. Segundo Greenwald, há milhares de documentos ainda em análise, que podem ser divulgados a qualquer momento, e que mostrariam o poder de fogo da espionagem norte-americana, com informações estratégicas sobre a política e o comércio no Brasil. Vanessa Grazziotin lembra que em outubro o Brasil realiza o primeiro leilão para exploração petrolífera de bacias do pré-sal, e que informações internas do governo podem provocar desequilíbrio na concorrência. A senadora afirmou que a CPI deverá investigar quais empresas de telecomunicação em operação no país estariam colaborando com os Estados Unidos, por meio de transferência de dados sigilosos, e também analisar medidas para aumentar a segurança da informação. Ainda segundo Vanessa Grazziotin, as conclusões da CPI devem ser compartilhadas com outros países para que se encontre uma nova forma de gerenciar os dados da grande rede mundial:

(Vanessa Grazziotin): nos dedicarmos ao estudo, ao conhecimento do grau de segurança do nosso país em relação a essas interceptações, é manifestar uma opinião com maior força em relação à gestão da internet globalmente, que é feito pelos Estados Unidos sozinho. A internet não é propriedade de quem inventou. A internet não é propriedade de quem inventou mais. É do mundo e tem que ser controlada por um organismo que não seja do país A, nem B e muito menos C, que seja um organismo multilateral.

(Repórter): Mesmo antes de funcionar, a CPI já coleciona apoios de movimentos sociais. Vanessa Grazziotin recebeu um abaixo assinado de mais de 50 entidades, como a CUT, a UNE e o MST, que aprovaram moção de apoio à iniciativa de criação da CPI da Espionagem. 
23/08/2013, 03h58 - ATUALIZADO EM 23/08/2013, 03h58
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00