Senado deve votar indicação do novo PGR na próxima semana — Rádio Senado

Senado deve votar indicação do novo PGR na próxima semana

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA A INDICAÇÃO DO NOVO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA. 

LOC: EM VISITA AO PRESIDENTE DA CASA RENAN CALHEIROS, RODRIGO JANOT DISSE ESTAR PRONTO PARA A SABATINA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, marcou para a próxima quarta-feira a sabatina de Rodrigo Janot, indicado para o cargo de procurador-geral da República. Ele vai substituir Roberto Gurgel, cujo mandato se encerrou no final de semana. Vital do Rêgo afirmou que a aprovação do nome de Janot pela Comissão deverá ser rápida. 

(Vital do Rêgo) Prioridade absoluta porque a PGR precisa fazer a transição com o novo procurador, que, para mim, dr. Rodrigo Janot tem uma estória marcante como subprocurador, como assistente do procurador, tem uma larga folha de serviços prestados ao Ministério Público Federal. 

(Repórter) Rodrigo Janot era o primeiro nome da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República. O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso, que foi procurador, destacou que a escolha da presidente Dilma Rousseff foi difícil pelo currículo das demais candidatas, as procuradoras Ela Wiecko e Débora Duprat. 

(Pedro Taques) Os três nomes que figuraram na lista são procuradores que orgulham a instituição. Eu reputo a escolha da presidente Dilma de manter o critério à melhor o possível. O Dr. Rodrigo Janot tem experiência e tenho certeza que ele exercerá as atribuições constitucionais do Ministério Público como toda a sociedade deseja. 

(Repórter) O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, confirmou que o Plenário poderá votar na próxima semana a indicação de Janot 

(Romero Jucá) Não tenho dúvidas que o Senado vai confirmar a indicação, se for o caso, até por grande maioria. Nossa expectativa é que possamos aprovar ainda no mês de agosto no Plenário o nome do dr. Rodrigo Janot. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, reiterou que a indicação de Janot conta com o apoio do Senado pelo trabalho realizado. 

(José Agripino) Será uma manifestação e um crédito de confiança a alguém que tem uma missão muito importante a desempenhar, que foi Roberto Gurgel, o homem que completou o processo de denúncia do mensalão e a quem o Brasil agradece e aplaude. 

(Repórter) Rodrigo Janot, que tem 56 anos de idade, ingressou no Ministério Público em 1984.
20/08/2013, 10h14 - ATUALIZADO EM 20/08/2013, 10h14
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00