CCJ deve sabatinar nesta semana indicado para PGR — Rádio Senado

CCJ deve sabatinar nesta semana indicado para PGR

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODE SABATINAR NESTA SEMANA RODRIGO JANOT, INDICADO NO ÚLTIMO SÁBADO PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF PARA A PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA.

LOC: JANOT FOI O PRIMEIRO COLOCADO EM LISTA TRÍPLICE FEITA PELA ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES, E PODE SUBSTITUIR ROBERTO GURGEL, QUE ESTEVE À FRENTE DO CARGO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O novo procurador-geral da República terá como desafio continuar a participação do Ministério Público no julgamento dos recursos dos parlamentares acusados pelo mensalão. Além disso, deve comandar mais de 30 pedidos de abertura de inquérito contra autoridades enviados ao Supremo Tribunal Federal por Roberto Gurgel antes do fim de seu mandato, no último dia 15. O papel do procurador-geral é conduzir investigações contra deputados federais, senadores, ministros de Estado, presidente e vice-presidente da República; opinar em ações de inconstitucionalidade e processos de competência do STF; e pedir intervenção da União nos estados e no Distrito Federal. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, elogiou a indicação, lembrando que Rodrigo Janot foi o primeiro colocado da lista tríplice escolhida em votação da Associação Nacional de Procuradores da República. 

(Eduardo Braga) Primeiro, obedeceu à vontade da instituição. A instituição, em eleição livre, soberana, deu ao doutor Rodrigo Janot a maior votação interna. Portanto, tem legitimidade a sua escolha. Segundo, a própria trajetória, a própria história do doutor Rodrigo Janot recomendaria a sua nomeação. 

(Repórter) Eduardo Braga disse ainda esperar que a atuação da procuradoria-geral da República continue, caso o nome de Janot seja aprovado pelo Senado, cumprindo o seu papel no julgamento do mensalão. 

(Eduardo Braga2) O Ministério Público vem atuando, já está na fase final de julgamento dos embargos e logo após os embargos infringentes serão julgados. E creio que é mais uma etapa vencida na democracia brasileira. 

(Repórter) Janot é procurador da República desde 1984, e subprocurador-geral desde 2003. A nomeação precisa do aval do Senado. O indicado deve ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça e seu nome precisa ser aprovado pelo colegiado e depois pelo plenário.
19/08/2013, 01h51 - ATUALIZADO EM 19/08/2013, 01h51
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00