Senado aprova novas regras para distância entre assentos em aviões — Rádio Senado

Senado aprova novas regras para distância entre assentos em aviões

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA NOVAS REGRAS PARA A DISTÂNCIA ENTRE ASSENTOS EM AVIÕES. 

LOC: A PROPOSTA PASSOU PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DE FORMA TERMINATIVA E SEGUE PARA A CÂMARA, COMO INFORMA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O projeto atribui à Agência Nacional de Aviação Civil a responsabilidade de promover o conforto e condições saudáveis nos voos para passageiros e tripulantes. O autor, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, justificou que o esforço das empresas aéreas para reduzir custos tem levado a situações inadmissíveis de desconforto, como a redução do espaço entre os assentos. A proposta muda o Código Brasileiro de Aeronáutica no artigo que prevê que a Anac estabeleça padrões mínimos de segurança de voo, para incluir a saúde e o bem-estar de passageiros e tripulantes. O relator, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, foi favorável à iniciativa. 

(Romero Jucá) O projeto do senador Cyro Miranda tenta definir uma distância mínima entre os bancos na questão da aviação comercial civil. É uma matéria que de certa forma procura gerar conforto e tranquilidade à população, o parecer é favorável, nós somos pela aprovação. 

(Repórter) O senador Romero Jucá retirou do texto, no entanto, a previsão de um espaço mínimo entre os assentos de 86 centímetros. Ele explicou que, como o próprio projeto estabelece, é a Anac quem deve estipular as distâncias entre as poltronas. Ele defende ainda que o padrão proposto, de 86 centímetros, é excessivo, porque é maior que a melhor classificação da agência, a Faixa A, com distância entre assentos mínima de 76 centímetros.
14/08/2013, 05h00 - ATUALIZADO EM 14/08/2013, 05h00
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00