IDHM mostra que expectativa de vida do brasileiro subiu nove anos — Rádio Senado

IDHM mostra que expectativa de vida do brasileiro subiu nove anos

LOC: OS NÚMEROS DO IDHM MOSTRAM QUE A EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO AUMENTOU EM NOVE ANOS.  

LOC: O AUMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA REQUER POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS EFICIENTES PARA GARANTIR QUE ELES VIVAM COM QUALIDADE. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O Atlas Brasil 2013, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD no dia 29 de julho, aponta que o brasileiro está vivendo mais tempo. Em 1991 a expectativa de vida era de sessenta e quatro anos e sete meses. Hoje essa expectativa de vida é de setenta e três anos e nove meses, ou seja um aumento de mais de nove anos. O aumento da expectativa de vida é positivo, mas requer mais atenção do poder publico para que as pessoas com mais de 60 anos tenham acesso a políticas que garantam sua qualidade de vida. Os especialistas apontam que essas políticas devem envolver diversos setores, como saúde, previdência social, justiça, educação e trabalho. Os idosos, principalmente os mais pobres, reclamam de situações de abandono, discriminação e preconceito vividos diariamente. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do Estatuto do Idoso, que completa dez anos em 2013, lembra que o Senado tem se esforçado para atender às demandas dessa população. 

(Paulo Paim) Inúmeros projetos inclusive de nossa autoria nós aprovamos aqui no Senado, mas infelizmente estão na Câmara sem votação. Tanto o fim do Fator como o reajuste real dos aposentados acompanhando a política do Salário Mínimo, como também a recuperação das perdas em 5 parcelas. Também recentemente conseguimos aprovar aqui nas Comissões o instituto da Desaposentadoria, mas houve recurso para o Plenário, e o Plenário não votou.

(Repórter) O Atlas Brasil é elaborado pelo PNUD a cada dez anos com os dados obtidos pelo IBGE. A partir dele é possível avaliar o índice de desenvolvimento humano dos municípios, constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda. Em termos numéricos o índice é calculado de zero a um - zero significa nenhum desenvolvimento humano, e 1, desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município. O município brasileiro com IDHM mais alto é São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, e o mais baixo é o do município de Melgaço, no estado do Pará.
31/07/2013, 02h42 - ATUALIZADO EM 31/07/2013, 02h42
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00