Ministério da Justiça abriu inquérito para apurar caso de espionagem, diz Cardozo — Rádio Senado

Ministério da Justiça abriu inquérito para apurar caso de espionagem, diz Cardozo

LOC: O MINISTRO DA JUSTIÇA DISSE AOS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUE OS DANOS AO ARQUIVO NACIONAL JÁ FORAM SANADOS. 

LOC: JOSÉ EDUARDO CARDOZO TAMBÉM FALOU SOBRE AS SUSPEITAS DE ESPIONAGEM POR PARTE DO GOVERNO AMERICANO E DAS INVESTIGAÇÕES DA POLICIA FEDERAL SOBRE OS RUMORES DO FIM DO BOLSA FAMÍLIA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo esclareceu dúvidas dos senadores da Comissão de Educação sobre os danos causados pela chuva a documentos do Arquivo Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Ele disse que a parcela de documentos atingida na chuva de março deste ano foi muito pequena, inferior a um por cento do acervo e que todo o material foi restaurado. O prédio onde fica a instituição é tombado e tem quase 150 anos. O presidente do arquivo nacional, Jaime Antunes da Silva, destacou que estão previstos 42 milhões de reais para o orçamento de 2014 e esse valor inclui a manutenção permanente para os prédios históricos. 

(Jaime Antunes da Silva) E contratação de uma empresa de manutenção predial que nos não temos. O que nós queremos nessa proposta orçamentária é que tenhamos uma empresa contratada que faça a manutenção.

(REPÓRTER) Os senadores aproveitaram a presença do ministro para fazer perguntas sobre outros temas relativos à pasta, como a investigação sobre os rumores que o programa Bolsa Família seria extinto. Para o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, é preciso levar a investigação adiante. 

(Álvaro Dias) A Policia Federal merece aplausos porque concluiu o inquérito rapidamente, foi célere e apresentou um resultado conclusivo, mas não nos satisfaz, porque fica implícito que há responsabilidade não apurada nos quadros da Caixa Econômica Federal. 

(REPÓRTER) Questionado sobre as denúncias de que os serviços de inteligência dos Estados Unidos interceptavam as informações dos serviços de internet e telefonia no Brasil, Cardozo afirmou que já foram tomadas providências. 

(Eduardo Cardozo) O Ministério da Justiça determinou a abertura de um inquérito policial porque a interceptação de dados feita em desconformidade com a ordem jurídica brasileira qualifica crime. 

(REPÓRTER) O ministro informou ainda que o governo criou um grupo de trabalho para tratar do tema, coordenado pelo Itamaraty, com a participação dos ministérios da Justiça, da Defesa e das Comunicações, entre outras, para avaliar a situação.
16/07/2013, 02h16 - ATUALIZADO EM 16/07/2013, 02h16
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00