Congresso se reúne no dia 20 de agosto para examinar os vetos — Rádio Senado

Congresso se reúne no dia 20 de agosto para examinar os vetos

LOC: O CONGRESSO NACIONAL SE REÚNE NO DIA VINTE DE AGOSTO PARA EXAMINAR OS VETOS PRESIDENCIAIS. 

LOC: E AS VOTAÇÕES NO PLENÁRIO DO SENADO SERÃO RETOMADAS NO PRIMEIRO DIA DO MÊS QUE VEM. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, informou que nos últimos quinze dias, os senadores votaram cerca de quarenta propostas. Segundo ele, a sociedade foi às ruas cobrar uma nova agenda e a reivindicação foi atendida pelo Senado. 

(Renan Calheiros) Com a pressão das ruas, que é legítima, estamos votando com mais velocidade. A democracia avança mais quando conferimos agilidade ao processo legislativo, que é burocratizado, lento e anacrônico. 

(Repórter) Renan Calheiros também ressaltou que o Congresso Nacional está sendo pautado pela sociedade. 

(Renan Calheiros) Se existe alguém que pode e deve pautar o Congresso Nacional é exatamente a sociedade brasileira. Não há nenhum demérito nesta relação Congresso e sociedade brasileira. Antes ser pautado pela sociedade do que ser esquecido por ela.  

(Repórter) Apesar dos avanços, o presidente do Senado lembrou que há, ainda, uma série de propostas que aguardam votação no segundo semestre. 

(Renan Calheiros) Ainda estão na pauta prioritária a lei do passe para transporte escolar, o fim do foro privilegiado, a eliminação da aposentadoria como pena disciplinar para promotores e juízes condenados por corrupção ou outros crimes e o plano nacional de educação. 

(Repórter) As votações no plenário da Casa serão retomadas em primeiro de agosto. Além disso, está marcada para 20 de agosto uma sessão do Congresso Nacional para examinar vetos presidenciais.

E FOI CANCELADA PELO PRESIDENTE DO SENADO A COMISSÃO DE SENADORES QUE IRIA REPRESENTAR A CASA DURANTE A VISITA DO PAPA FRANCISCO AO BRASIL, NA PRÓXIMA SEMANA, EM FUNÇÃO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. RENAN CALHEIROS EXPLICOU QUE O GRUPO CRESCEU E O SENADO NÃO VAI CUSTEAR PASSAGENS NEM HOTÉIS.
16/07/2013, 06h17 - ATUALIZADO EM 16/07/2013, 06h17
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00