CRE quer ouvir quatro ministros e embaixador dos EUA sobre espionagem — Rádio Senado

CRE quer ouvir quatro ministros e embaixador dos EUA sobre espionagem

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUER OUVIR QUATRO MINISTROS E O EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO SOBRE ESPIONAGEM. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO ESPERA QUE GOVERNO BRASILEIRO COBRE EXPLICAÇÕES DA CASA BRANCA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Os senadores da Comissão de Assuntos Exteriores querem ouvir explicações dos ministros da Defesa, Celso Amorim; das Comunicações, Paulo Bernardo; das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, sobre denúncias de que o governo dos Estados Unidos tinha base de espionagem no Brasil para monitorar pessoas e empresas. O presidente do colegiado, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, afirmou que também serão convidados o colunista do jornal britânico The Guardian, Gleen Greenwald, além do embaixador norte-americano, Thomas Shannon. Ferraço considera grave a violação ao sigilo dos brasileiros. 

(Ricardo Ferraço) Absolutamente assustador. Não podemos admitir que a quebra do sigilo das pessoas físicas e jurídicas em hipótese alguma. São informações estratégicas do estado brasileiro e de companhias que desenvolvem produtos e serviços, e que merecem ser preservadas, são intimidades das pessoas. Não é possível que a gente admita ou considere isso um ato de rotina. Não é e por isso, vamos apurar. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera que o governo brasileiro cobre explicações da Casa Branca. Ele antecipou que a Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional também vai apurar o caso. 

(Renan Calheiros) O Senado tem que pedir ao governo que cobre todos os esclarecimentos e vai através de comissões específicas e exteriores das duas Casas, do Congresso Nacional, exigir todas as explicações sem truques e sem demora. Isso é muito importante para o País. 

(Repórter) Se confirmadas as denúncias, o líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, defende que o caso seja levado a cortes internacionais. 

(José Agripino) Acho que esse assunto em nome da soberania brasileira tem que ser completamente esclarecido. Esse assunto tem que envolver a presença do ministro das Relações Exteriores e do embaixador americano. Temos que fazer as investigações possíveis para remover o contencioso da desconfiança da espionagem usando o território brasileiro como base. 

(Repórter) A Polícia Federal também vai investigar as denúncias de espionagem.
08/07/2013, 07h13 - ATUALIZADO EM 08/07/2013, 07h13
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00