CDH debate encíclica Paz na Terra publicada por João XXIII — Rádio Senado

CDH debate encíclica Paz na Terra publicada por João XXIII

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU NESTA SEGUNDA-FEIRA A ENCÍCLICA PAZ NA TERRA, PUBLICADA EM ABRIL DE 1963 PELO PAPA JOÃO 23. 

LOC: O TEXTO PEDIU A PAZ DE TODOS OS POVOS NA BASE DA VERDADE, JUSTIÇA, CARIDADE E LIBERDADE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A carta encíclica, ou apenas encíclica, é um documento do Papa dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. A encíclica Paz na Terra foi publicada no dia 11 de Abril de 1963, dois anos após a construção do Muro de Berlim e seis meses depois da Crise dos Mísseis em Cuba. O papa João XXIII conclamou os povos a resolverem seus conflitos com negociações e não com armas. Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, destacou que a Paz na Terra ainda falava em direito à educação, cultura, liberdade e ao trabalho. E que o ser humano devia ser colocado em primeiro lugar. 

(LEONARDO): Estamos aqui certamente preocupados com as questões da humanidade, da nossa sociedade, onde todos nós, as diversas igrejas e religiões estão inseridas. E todas elas preocupadas em primeiro lugar com os seres humanos. Eu diria mais: é um texto que remete para os pobres. 

(REP): O texto é considerado bastante atual para a presidente da comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo. 

(ANA RITA): Que encíclica atual! Que encíclica atual! Ela nos traz orientações e dicas profundas e ao mesmo tempo tão simples de convivência humana. E às vezes no dia-a-dia nós vamos nos perdendo diante disso. Nas relações pessoais, entre comunidades, políticas, sociais e econômicas. 

(REP): O Papa João 23 morreu menos de dois meses após a publicação da Encíclica.
08/07/2013, 01h34 - ATUALIZADO EM 08/07/2013, 01h34
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00