Renan diz que Plano Nacional de Educação será votado antes do recesso — Rádio Senado

Renan diz que Plano Nacional de Educação será votado antes do recesso

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DIZ A REPRESENTANTES DO CONSELHO DA JUVENTUDE QUE PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO DEVE SER VOTADO EM JULHO.  

LOC: O PROJETO DESTINA DEZ POR CENTO DAS RIQUEZAS DO PAÍS PARA O ENSINO PÚBLICO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Em audiência com representantes do Conselho Nacional da Juventude, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, comunicou que o Plenário deverá aprovar antes do recesso parlamentar previsto para o dia 17 de julho o Plano Nacional de Educação. Segundo o presidente do Conselho, Alessandro Melchior, os senadores estão atentos às demandas das ruas, como é o caso do aumento de investimentos em educação. 

(Alessandro) A gente saiu com o compromisso dele de que o PNE será votado até o dia 17 de junho. É um compromisso importante porque o calendário inicial previa a votação do PNE em agosto, passando pela Comissão de Educação também. 

REPÓRTER: O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, afirmou que o projeto deveria ser votado por duas Comissões. Mas, segundo ele, pela urgência da proposta, os senadores vão acelerar a sua tramitação. 

(Braga) O PNE tem um acordo com o senador Cyro Miranda na Comissão de Educação para que realizemos uma audiência pública. Após isso, o senador Álvaro Dias vai proferir o relatório, que virá para o Plenário. 

REPÓRTER: Ainda na audiência com o presidente do Senado, os jovens pediram a votação do projeto que prevê a gratuidade do transporte público para estudantes e o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal. Segundo o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, os jovens cobraram a votação do Estatuto da Juventude que aprovado pelo Senado aguarda análise dos deputados. 

(Paim) O que nós discutimos com o presidente Renan e com a juventude é darmos prioridade neste momento para o Estatuto da Juventude. Se aprovado na Câmara agora sem nenhuma alteração para a sanção presidencial. 

REPÓRTER: O Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes para o ensino público pelo prazo de 10 anos. Entre elas, a erradicação do analfabetismo, a universalização e a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos professores.
04/07/2013, 08h48 - ATUALIZADO EM 04/07/2013, 08h48
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00