CCJ aprova recondução de Gilberto Valente para o CNJ — Rádio Senado

CCJ aprova recondução de Gilberto Valente para o CNJ

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU, NESTA TERÇA-FEIRA, A RECONDUÇÃO DO PROMOTOR GILBERTO VALENTE MARTINS PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM A INDICAÇÃO DE PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO PARA O CARGO DE MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Promotor de Justiça do Ministério Público do Pará, Gilberto Valente Martins é conselheiro do CNJ desde agosto de 2011. Ao ter sua recondução aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, para um novo mandato de dois anos, ele afirmou que atualmente um dos principais focos de trabalho do órgão está na área da tecnologia da informação. 

(Gilberto Valente) Hoje o grande desafio não é só implementar o processo judicial eletrônico que será o marco da revolução no Judiciário com o aprimoramento do rito processual, mas essa comunicação que deve existir dos tribunais de primeiro e segundo grau com os tribunais superiores e o próprio STF, que também hoje já funciona integralmente no sistema eletrônico.  

(Repórter) O relator da indicação de Gilberto Valente para o CNJ, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, cobrou melhoria na infraestrutura de internet do país, para que o sistema eletrônico possa ser implantado em todas as regiões.  

(Flexa Ribeiro) Nós não colocamos aqui em hipótese nenhuma a discussão como relação à implantação do sistema. Acho que ele tem que ser feito, mas é preciso que seja antecedido de uma ação de governo no sentido de levar banda larga a todo território nacional, em especial a essas regiões mais distantes. 

(Repórter) Outra indicação aprovada pela CCJ foi a do desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo, para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Massami Uyeda, que se aposentou no ano passado. A indicação foi relatada pelo senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba.
25/06/2013, 08h08 - ATUALIZADO EM 25/06/2013, 08h08
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00