Comissão aprova 13º salário isento de Imposto de Renda — Rádio Senado

Comissão aprova 13º salário isento de Imposto de Renda

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU PROJETO QUE ISENTA DE IMPOSTO DE RENDA O 13º. SALÁRIO DE TODOS OS TRABALHADORES.  

LOC: A PROPOSTA AGORA VAI SER ANALISADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. CONFIRA A REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto do senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, que isenta o 13º. salário do Imposto de Renda. O benefício, na opinião do autor, auxilia a dinamizar a economia, devido ao aumento no movimento de compras por ocasião do Natal, e nas despesas do início de ano, principalmente as ligadas à educação. Para Lobão Filho, a proposta corrige distorções. Entre elas, o fato de o imposto incidir na fonte, com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o 13º salário receba os mesmos abatimentos e deduções. Assim, muitas vezes, a dedução ocorre pela alíquota mais alta, de 27,5%. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, votou a favor do projeto, mas manifestou preocupação com possível impacto na arrecadação dos governos, critério que acredita será analisado com prioridade na Comissão de Assuntos Econômicos. 

(VANESSA GRAZIOTTIN): O impacto é muito forte. Só este ano seria mais de 7 bilhões de reais. Pra todo mundo sem uma linha de corte. Aí quem vai ser beneficiado? Quem ganha 20 mil reais, 30 mil reais vai ser tão beneficiado como quem ganha 4 mil reais. Isto não é justo, mas eu quero deixar este debate lá para a Comissão de Assuntos Econômicos. 

(REP): O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, também votou a favor, pois alega que o brasileiro já paga imposto demais. 

(CYRO MIRANDA): O assalariado que já tem a sua carga tributária excessiva. O assalariado brasileiro, ele tem que trabalhar até maio doando 5 meses pra pagar os Impostos, e sem ter o retorno. 

(REP): Se aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.
19/06/2013, 01h10 - ATUALIZADO EM 19/06/2013, 01h10
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00