CAS debate pagamento de comissão para comerciários — Rádio Senado

CAS debate pagamento de comissão para comerciários

LOC: O SENADO DEVE VOTAR EM BREVE PROJETO QUE ESTABELECE UMA COMISSÃO MÍNIMA DE 4% SOBRE AS VENDAS PARA OS COMERCIÁRIOS DE TODO O PAÍS. 

LOC: A REGULAMENTAÇÃO DO PAGAMENTO FOI DISCUTIDA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA TERÇA-FEIRA E, SE A PROPOSTA FOR APROVADA, SEGUIRÁ DIRETAMENTE PARA A CÂMARA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A Comissão de Assuntos Sociais discutiu com empresários e sindicalistas projeto do senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, que estabelece uma comissão mínima de 4% para vendedores e comerciários de todo o país. O senador argumenta que é de conhecimento geral que a regra no comércio é a contratação com o pagamento de apenas um salário mínimo ou, no máximo, o piso atribuído à categoria. A maior parte da remuneração é composta pelos adicionais pagos sobre as vendas, e o projeto fixa a comissão em pelo menos 4%, mas deixa claro que sem prejuízo de outros benefícios. Relator da proposta, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, marcou para segunda-feira uma nova reunião, com representantes da Confederação Nacional do Comércio, que alegam que alguns setores terão dificuldades para arcar com esta comissão mínima sem aumentar preços ou demitir trabalhadores. Paim já articula com o presidente da Comissão, Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, a análise de um texto final. 

(PAULO PAIM): Então segunda-feira vamos marcar às 4 horas da tarde no meu gabinete, conversamos e no outro dia nós lhe procuramos pra ver o que que avançamos. 

(REPÓRTER): Waldemir Moka deixa claro que trabalha neste acordo, para votar logo o projeto e enviá-lo para a Câmara, lembrando que os setores ligados aos trabalhadores estão abertos às negociações. 

(WALDEMIR MOKA): Eles mesmos admitem que existem alguns segmentos que talvez tivessem dificuldade para este percentual de 4%. Aí neste momento nós estamos criando problema pro trabalhador. Aí eu acho que nós temos que ter o bom senso. Tem grandes empresas, microempresas e que isso tem que ter uma alternativa pra todo mundo, é uma dosimetria mesmo. 

(REPÓRTER): A direção da Confederação Nacional do Comércio irá se reunir nesta quinta-feira para definir a posição final da entidade em relação ao projeto, que será negociada com o senador Paulo Paim na próxima semana.
18/06/2013, 01h33 - ATUALIZADO EM 18/06/2013, 01h33
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00