Comissão aprova projeto que tipifica crimes relacionados à Copa — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que tipifica crimes relacionados à Copa

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU UM PROJETO VOLTADO PARA AUMENTAR A SEGURANÇA DOS BRASILEIROS E DOS TURISTAS ESTRANGEIROS DURANTE A COPA NO ANO QUE VEM. 

LOC: É QUE A COMISSÃO TAMBÉM ANALISA INICIATIVAS NA ÁREA DO DESPORTO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Cerca de 500 mil turistas estrangeiros deverão vir ao Brasil para ver os jogos da Copa no ano que vem. E junto com eles também serão recebidos outros milhares de jornalistas, funcionários de organismos internacionais e empresários interessados em fazer negócio. Por isso, a Comissão de Educação aprovou o projeto do senador licenciado Marcelo Crivella, atual Ministro da Pesca, que tipifica diversos crimes para o período que antecede e durante o maior evento de futebol do globo. Seria um complemento da "Lei Geral da Copa", que é mais voltada para atender as exigências dos organizadores e patrocinadores. O projeto tipifica crimes e estabelece penas para, por exemplo, punir a venda de ingressos falsos, a violação de sistemas de informática, o uso de credenciais falsas e a venda fraudulenta de serviços voltados para o turismo. Também prevê a retenção de passaportes e adota critérios mais rápidos na Justiça, uma vez que a dinâmica normal dos processos no País pode causar problemas diplomáticos, já que turistas estrangeiros tendem a ficar pouco tempo no País. E ainda trata da deportação de torcedores estrangeiros envolvidos em violência ou outras práticas ilegais. Na opinião da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, essas medidas serão positivas para que o Brasil alcance o melhor resultado possível também fora do campo, em termos de organização. 

(ANA AMELIA): O Brasil mostrará ao mundo mais uma vez sua grandeza como nação, e o nosso povo continuará sendo reputado como cordial e hospitaleiro. 

(REPÓRTER): O Projeto também prevê a punição para quem tentar entrar no estádio com algum objeto ou roupa proibidos pela FIFA, invadir o gramado interrompendo o jogo, arremessar objetos durante a partida ou usar lasers com o objetivo de prejudicar o desempenho de algum atleta. Deverá haver punições específicas ainda para a venda de ingressos em número superior ao permitido para cada comprador pela FIFA.
04/06/2013, 12h43 - ATUALIZADO EM 04/06/2013, 12h43
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00