Sabatina do ministro indicado para o STF deve ser no dia 5 de junho — Rádio Senado

Sabatina do ministro indicado para o STF deve ser no dia 5 de junho

LOC: A SABATINA DO MINISTRO INDICADO PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ESTÁ MARCADA PARA O DIA 5 DE JUNHO.  

LOC: EM VISITA AO SENADO, O JURISTA LUIS ROBERTO BARROSO RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DO DEBATE COM OS PARLAMENTARES ANTES DE ASSUMIR O CARGO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, o procurador Luís Roberto Barroso tratou da sabatina para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para substituir Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado. Barroso, que é procurador e especialista em Direito Constitucional, ressaltou a importância de responder aos questionamentos dos senadores durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. 

(Luís Roberto Barroso) Vou me preparar com humildade e empenho. É uma etapa importante e é uma fase que dá transparência à indicação da presidenta da República. A sociedade brasileira está prestando mais atenção ao Supremo. Encaro com muita seriedade a sabatina. Pretendo me preparar e responder com autenticidade tudo que eu possa razoavelmente responder. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição de Justiça, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, marcou para esta quarta-feira a leitura da indicação de Barroso para que ele seja sabatinado no dia 5 de junho. 

(Vital do Rêgo) Vai ser uma sabatina rica e construtiva. O ministro que certamente tem uma estória brilhante na advocacia pública e privada. Um dos maiores constitucionalistas do país. O Supremo preenche uma lacuna com um advogado de um passado invejável. Nós senadores estamos ansiosos por participar de uma sabatina desse nível. 

(Repórter) O senador José Sarney do PMDB do Amapá reiterou que a indicação de Barroso recebeu elogios dos parlamentares. 

(José Sarney) Ele chega pela sua biografia. O maior constitucionalista brasileiro com o apoio de todos nós. E no Supremo, sem dúvida nenhuma, ele será uma autoridade para interpretar a Constituição. 

(Repórter) Após a sabatina e aprovada a indicação na Comissão de Constituição e Justiça, o nome de Luis Roberto Barroso ainda dependerá do aval do Plenário. A ideia é que essa votação ocorra também na própria quarta-feira.
28/05/2013, 08h59 - ATUALIZADO EM 28/05/2013, 08h59
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00