Comissão aprova inclusão de Joaquim Nabuco entre os "Heróis da Pátria" — Rádio Senado

Comissão aprova inclusão de Joaquim Nabuco entre os "Heróis da Pátria"

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE JOAQUIM NABUCO COMO "HERÓI DA PÁTRIA". 

LOC: PARA O AUTOR, SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, A OBRA DE NABUCO CONTINUA MUITO ÚTIL PARA OS BRASILEIROS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Historiador, diplomata, jornalista, político e escritor, o pernambucano Joaquim Nabuco marcou a história do Brasil por ser um dos poucos integrantes da elite a defender o fim do sistema escravagista na época. A obra dele continua sendo estudada nos mais diversos cursos universitários. Autor do projeto aprovado nesta terça-feira na Comissão de Educação que inclui, oficialmente, Joaquim Nabuco entre os "Heróis da Pátria", o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, afirma que ler os livros do pernambucano é, ainda hoje, muito útil para quem queira entender melhor o processo social brasileiro. 

(CRISTOVAM BUARQUE): É preciso que os jovens brasileiros tomem conhecimento. Foi uma luta muito forte que o levou inclusive a perder a eleição de deputado na disputa, defendendo uma bandeira que incomodava as elites da época. A elite defendia explicitamente a escravidão. Ele enfrentou a Igreja, ele enfrentou os latifundiários. 

(REPÓRTER): Também o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, reconheceu o papel importante cumprido por Nabuco, lembrando que os negros quilombolas defendiam as mesmas idéias desde o século 16. 

(PAULO PAIM): Teve como aliados companheiros afro-descendentes, José do Patrocínio e Luís Gama, grandes jornalistas e por predecessores, lembro eu, Ganga Zumba e Zumbi, lutadores pela libertação dos escravos. 

(REPÓRTER): O relatório pela aprovação da proposta foi elaborado pela senadora Lucia Vânia, do PSDB de Goiás. A Comissão de Educação também aprovou Projeto de Resolução que institui a Medalha Ulysses Guimarães a ser conferida pelo Senado durante as comemorações dos 25 anos da promulgação da Constituição Federal.
28/05/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 28/05/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00