CMA decide abolir uso de papel em reuniões e votações — Rádio Senado

CMA decide abolir uso de papel em reuniões e votações

LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DECIDE ABOLIR TODAS AS IMPRESSÕES DE PAPEL NAS SUAS REUNIÕES E VOTAÇÕES. O OBJETIVO É ECONOMIZAR DINHEIRO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. 

LOC: A COMISSÃO ESPERA AGORA QUE ESTA DECISÃO SEJA SEGUIDA POR TODAS AS OUTRAS COMISSÕES E SUBCOMISSÕES DA CASA. CONFIRA TODOS OS DETALHES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A sugestão partiu do senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina, que indignado segurava um grosso calhamaço com mais de 200 páginas detalhando cada um dos projetos e Relatórios presentes na extensa pauta de 22 itens da Comissão de Meio Ambiente. Diante da tecnologia existente hoje em dia, Luiz Henrique disse considerar este um gasto excessivo dos recursos públicos e até mesmo um desperdício ambiental, ainda mais levando-se em conta que dezenas destas cópias são normalmente impressas em cada uma das muitas reuniões que acontecem todos os dias na Casa. A sua sugestão ganhou o apoio imediato de seus colegas, como entre outros Eduardo Amorim do PSC de Sergipe, e acabou sendo adotada pelo presidente, o senador Blairo Maggi do PR de Mato Grosso. 

(EDUARDO AMORIM): Como a gente está na Comissão de Meio Ambiente eu acho que poderíamos ter esta iniciativa, desta Comissão tomar a frente. É realmente, é injustificável, é incompreensível o que se consome, tantos e tantos papéis, o custo elevado. 

(LUIZ HENRIQUE): E não é papel reciclado. 

(EDUARDO AMORIM): Quando a gente já poderia estar em outro momento. Eu acho que esta medida é louvável e tem tudo a ver com a nossa Comissão. Vamos levar isto à Mesa Diretora, ao presidente da Casa que será copiado pelas outras Comissões. 

(BLAIRO MAGGI): Bom, senador, nós não precisamos pedir pra ninguém pra fazer as coisas aqui. Então está abolido aqui nesta Comissão a impressão deste tipo de material. 

(REP): O senador Cícero Lucena do PSDB da Paraíba lembrou que tomou esta medida em relação ao Plenário quando foi 1º. secretário da Casa, e que todas as Comissões já dispõem hoje de plenas condições de abolirem a impressão de montanhas de papeis todos os dias. 

(CÍCERO LUCENA): Em sessões do Plenário nós chegamos a economizar cerca de 40.000 páginas impressas por estar disponibilizada a Ordem do Dia do Plenário eletronicamente. O que nós precisamos é criar o hábito do uso. Se o senador não trouxer o seu Tablet, um assessor pode ter um Tablet e emprestar. Não tem um senador que não ande com um Smartphone, então eu posso ler o Relatório aqui no meu Smartphone. 

(REP): Luiz Henrique considera também que esta decisão tomada pela Comissão está em pela consonância com o objetivo do presidente da Casa, Renan Calheiros, de economizar dinheiro público e manter o Senado como uma instituição “carbono zero”.
21/05/2013, 01h14 - ATUALIZADO EM 21/05/2013, 01h14
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00