Sul da Bahia vai ganhar uma universidade federal — Rádio Senado

Sul da Bahia vai ganhar uma universidade federal

LOC: O SUL DA BAHIA VAI GANHAR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.
 
LOC: O PROJETO FOI APROVADO PELOS SENADORES NESTA QUARTA-FEIRA, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A Universidade Federal do Sul da Bahia, Ufesba, terá unidades em três cidades da região: Porto Seguro, Teixeira de Freitas e em Itabuna, onde também vai funcionar a sede da instituição. A nova universidade deverá oferecer cerca de dez mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação até 2020, prazo previsto para a implantação completa da Ufesba. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, disse que essa universidade é um apelo da juventude baiana.
 
(Lídice da Mata) A Bahia tem a segunda pior relação entre a demanda e oferta de ensino de nível superior público do Brasil e para nós é extremamente importante. Para a juventude da nossa terra, a aprovação dessa universidade.
 
(Repórter) Já o senador João Durval, do PDT baiano, destacou a necessidade urgente de formação adequada para os estudantes do Sul da Bahia, por conta dos investimentos prometidos para a região.

(João Durval) Cumpre destacar que os investimentos previstos pelo governo federal e pelo estadual, para aquela importante região, a partir do corrente ano (via férrea oeste-leste, porto de exportação de minérios e grãos e um parque industrial, além de outras volumosas inversões de capital), apontam, de um lado, para a necessidade inevitável de capacitação de pessoal qualificado.
 
(Repórter) A proposta foi analisada pelos senadores em regime de urgência. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, disse que a pressa é para que a Ufesba já possa começar a funcionar no início do ano que vem.

(Walter Pinheiro) Não é por mera pressa, mas é pela condição inclusive de viabilizar para aquele povo no sul e no extremo sul a oportunidade de a universidade começar a funcionar em 2014.
 
(Repórter) O projeto que cria a Ufesba segue para a sanção da Presidência da República. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.
08/05/2013, 07h13 - ATUALIZADO EM 08/05/2013, 07h13
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00