Senado restabelece o mandato de Luiz Carlos Prestes — Rádio Senado

Senado restabelece o mandato de Luiz Carlos Prestes

LOC: O SENADO RESTABELECEU O MANDATO DE LUIZ CARLOS PRESTES, QUE TINHA SIDO EXTINTO EM 1948. 

LOC: VÁRIOS SENADORES RESSALTARAM EM PLENÁRIO QUE A DECISÃO TROUXE JUSTIÇA A ESSE EPISÓDIO DA HISTÓRIA DO PAÍS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Mais do que uma reparação histórica, uma homenagem à democracia. É assim que foi tratada a decisão simbólica desta terça-feira, quando o Senado devolveu a Luiz Carlos Prestes e ao seu suplente, Abel Chermont, o mandato que foi cassado em janeiro de 1948, meses depois de o Tribunal Superior Eleitoral ter cancelado o registro do Partido Comunista do Brasil. O gaúcho Luiz Carlos Prestes foi militar, engenheiro, mas, principalmente, revolucionário. Ficou conhecido como o Cavaleiro da Esperança depois que uma marcha de cerca de 25 mil quilômetros cruzou o país, a partir de 1924, em nome de uma revolução que acabou fracassada. Em 1936, foi preso e cumpriu nove anos de cadeia por conta da intentona comunista do ano anterior. Sua mulher, Olga Benário Prestes, foi presa e entregue aos nazistas, e acabou morrendo numa câmara de gás. Sobre a cassação de seu mandato, o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, lembrou que o Brasil vivia um cenário de perseguição política no final dos anos 40: 

(Inácio Arruda) O cavaleiro da esperança não foi cassado por ser corrupto, por ser bandido ou por ter realizado ações contra os interesses públicos nacionais. Ele foi arrancado do Senado Federal por sua ideologia, pela luta pelo socialismo, que tinha como bandeira a entrega dos meios de produção aos trabalhadores e a terra para quem nela trabalha. 

(Repórter) Na época, Prestes tinha sido o segundo senador em número de votos no país, perdendo apenas para Getúlio Vargas. Em plena guerra fria, o Partido Comunista era a quarta força política do país. Para o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, que foi amigo de Prestes, o Senado prestou uma bonita e justa homenagem: 

(Aloysio Nunes) A preocupação de Prestes com o Brasil foi uma preocupação permanente. Foi um homem absolutamente devotado à luta popular e às causas que ele defendia. 

(Repórter) A resolução que restabelece simbolicamente o mandato de Luiz Carlos Prestes vai agora à promulgação pela Presidência do Senado.
16/04/2013, 07h56 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 07h56
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00