Presidente Renan confirma para esta terça a votação do estatuto — Rádio Senado

Presidente Renan confirma para esta terça a votação do estatuto

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, CONFIRMOU PARA ESTA TERÇA-FEIRA A VOTAÇÃO DO ESTATUTO DA JUVENTUDE.
 
LOC: A MATÉRIA É UM DOS PRIMEIROS ITENS DA ORDEM DO DIA DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
(Repórter) Já aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, o Estatuto da Juventude assegura às pessoas de 15 a 29 anos uma série de direitos e políticas públicas em áreas como educação, cultura, lazer, trabalho e esportes. Com a aprovação do projeto, os jovens de baixa renda poderão ter, por exemplo, direito a duas vagas gratuitas em transportes coletivos interestaduais e a pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos. Ao confirmar a votação em plenário para terça-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, ressaltou que o Estatuto foi amplamente discutido com setores da sociedade.
 
(Renan Calheiros) Representantes das entidades juvenis, da UNE, da Juventude dos partidos, de todos os partidos, que em todos os momentos, com os relatores, conversaram, discutiram, apresentaram soluções de procedimento, esse ano é uma no fundamental para a juventude no mundo todo, e terça-feira, coroando esse momento nós vamos votar definitivamente o Estatuto da Juventude que ainda vai tramitar na Câmara dos Deputados.
 
(Repórter) O projeto conta com o apoio de vários senadores, entre eles Inácio Arruda, do PC do B cearense.
 
(Inácio Arruda) Há absoluto compromisso de todos nós de votarmos a matéria na próxima terça-feira, ela já foi bastante discutida, o presidente tem acompanhado também essa discussão com os relatores, com todos que estão buscando um caminho para que a gente estabeleça um estatuto da juventude como o povo brasileiro merece, como a nossa juventude merece.
 
(Repórter) No total, 25 proposições estão na ordem do dia do plenário. Entre elas estão duas propostas de Emenda à Constituição que criam tribunais regionais federais. E também a que obriga ocupantes de cargos públicos, que tiverem sua escolha aprovada previamente no Senado, a comparecer anualmente à Casa para prestar contas de suas atividades. Também deve ser votado o projeto de resolução que anula a cassação do mandato de senador de Luiz Carlos Prestes.
12/04/2013, 06h04 - ATUALIZADO EM 12/04/2013, 06h04
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00