Paulo Bauer quer simplificação do sistema de cobrança de impostos — Rádio Senado

Paulo Bauer quer simplificação do sistema de cobrança de impostos

LOC: ACOMPANHADO DE ECONOMISTAS, O SENADOR PAULO BAUER APRESENTOU PROPOSTA DE SIMPLIFICAÇÃO DO SISTEMA DE COBRANÇA DE IMPOSTOS. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DESTACOU QUE A CASA ESTÁ COMPROMETIDA COM A VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA. A REPORTAGEM É DE HERICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Acompanhado de representantes da ONG Movimento Brasil Eficiente, que reúne empresários e trabalhadores, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, discutiu com o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, a simplificação do sistema tributário brasileiro. Ele explicou que está buscando apoio dos demais senadores para que juntos apresentem uma Proposta de Emenda à Constituição que unifique impostos, como, por exemplo, IPI, COFINS, PIS e Cide. Segundo Paulo Bauer, o presidente do Senado se comprometeu em levar adiante os projetos ao citar a discussão de várias iniciativas na área tributária. Ele esclareceu que não se trata de uma Reforma Tributária e que a arrecadação atual será mantida para não comprometer os cofres públicos. 

(Bauer) Este é um projeto que especificamente fala de simplificação fiscal e não de uma Reforma Tributária. Ele organiza melhor a arrecadação, define mais claramente como se faz a de recursos dentro dos níveis de governo: federal, estadual e municipal. 

(Repórter) O representante do Movimento Brasil Eficiente, Paulo de Castro, disse que a proposta vai acabar com o caos tributário reduzindo a quantidade de impostos, o que, segundo ele vai aumentar a transparência e estimular a economia. Paulo de Castro ressaltou que além do empresário, o consumidor também será beneficiado. 

(Paulo de Castro) O empresário paga a conta, mas quem mais paga a conta é o contribuinte brasileiro porque não sabe quanto paga e não tem transparência. Ele em geral, e todas as pesquisas indicam isso, tem uma vaga impressão que está pagando X, mas é no mínimo 2 x, duas ou três vezes mais do que ele acha que o imposto que está embutido ali vale. E tudo isso poderia ser mais simples. 

(Repórter) A proposta também cria o Conselho de Gestão Fiscal, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, que será um colegiado formado por representantes do governo e da sociedade com a missão de fazer recomendações para o governo. O Senado já está discutindo um projeto do governo que acaba com as 27 alíquotas do ICMS criando uma de 4%. Mas ainda não há consenso sobre a proposta.
10/04/2013, 09h02 - ATUALIZADO EM 10/04/2013, 09h02
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00