Renan anuncia mudanças no Senado para melhorar acesso a deficientes visuais — Rádio Senado

Renan anuncia mudanças no Senado para melhorar acesso a deficientes visuais

LOC: NO DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE, RENAN CALHEIROS ANUNCIA MUDANÇAS NO SENADO PARA MELHORAR ACESSO A DEFICIENTES VISUAIS. 

LOC: MAIS CEDO, EM SOLENIDADE, O PRESIDENTE DO SENADO ANUNCIOU A VOTAÇÃO DE PROJETOS PRÓ- INCLUSÃO DESSAS PESSOAS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, aproveitou o evento de comemoração do Dia Nacional do Sistema Braille para anunciar a votação, nos próximos dias, de três projetos: o que prevê a doação, pelo Poder Público, de cão-guia para deficientes visuais, o que inclui o termo "pessoa com deficiência" no documento de identidade, e o que estabelece critérios diferenciados para a aposentadoria dessa parcela da população. Além disso, Renan Calheiros se comprometeu a pedir ao presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, que agilize a votação da proposta que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência, já aprovada pelos senadores. Durante o evento, o presidente do Senado ainda deu posse, como diretor da Secretaria de Controle Interno, ao servidor cadeirante Aires das Neves Júnior. Os prédios do Senado Federal também vão passar por adequações, a começar pelo plenário, que, segundo Renan Calheiros, em 60 dias já estará adaptado a cadeirantes. Os gabinetes dos senadores igualmente serão adequados e sinalizados. Calheiros lembrou que essas obras de inclusão foram iniciadas em 2005, e falou sobre outras iniciativas do tipo levadas adiante pelo Senado, como a edição de livros em Braille, única na capital federal: 

(Renan Calheiros) O serviço de impressão em Braille, que desde 1998 produz várias obras de especial importância para o cidadão. A constituição, o códigos civil e penal, acordo ortográfico da língua portuguesa, os estatutos do idoso, da criança e do adolescente, as leis Maria da Penha e de apoio a pessoas com deficiência, obras que são distribuídas gratuitamente a instituições de ensino em todo o país. 

(Repórter) Oito de abril foi escolhido como o dia Nacional do Sistema Braille em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro, e que dedicou sua vida para difundir no país o método que permite a leitura para pessoas cegas.
08/04/2013, 07h44 - ATUALIZADO EM 08/04/2013, 07h44
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00