Ministro Patriota garante acelerar liberação de brasileiros presos na Bolívia — Rádio Senado

Ministro Patriota garante acelerar liberação de brasileiros presos na Bolívia

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES GARANTIU, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO, QUE O GOVERNO ESTÁ FAZENDO TODO O POSSÍVEL PARA GARANTIR A INTEGRIDADE E SOLUCIONAR O IMPASSE NO CASO DOS 12 BRASILEIROS PRESOS NA BOLÍVIA  

LOC: ANTÔNIO PATRIOTA TAMBÉM ANUNCIOU A REALIZAÇÃO, ATÉ O FIM DO ANO, DE NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE DIPLOMATA. OS DETALHES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.


TEC: O ministro Antônio Patriota ressaltou a crescente participação do Brasil no mundo, mais multilateral, ainda que marcado por crises financeiras e desequilíbrios entre as nações. Ele destacou que o comércio do Brasil com os vizinhos da América Latina vem crescendo, com 84 por cento de exportações de produtos manufaturados. O ministro disse que a participação do Brasil nos Brics, grupo formado também por Rússia, Índia, China e África do Sul fortalece o País como negociador internacional. 

(PATRIOTA) Segundo o relatório da OMC, da UNCTAD e outros o maior dinamismo do comércio internacional é hoje sul-sul entre os pólos emergentes, entre os Brics, e os Brics tem um poder de barganha muito maior hoje em dia do que há dez, vinte anos atrás. 

(REP) O ministro foi indagado sobre a situação dos doze torcedores do Corinthians na Bolívia. Eles estão presos desde fevereiro, após a morte de um adolescente boliviano atingido por um sinalizador disparado por torcedores brasileiros. O presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, esteve na Bolívia na semana passada e questionou se não estaria havendo uma politização do problema em prejuízo dos brasileiros 

(FERRAÇO) estão detidos numa prisão primitiva, entre traficantes, assassinos, estupradores...a outra constatação é que na verdade há uma má vontade grande do governo boliviano com os brasileiros. há manifestações públicas de desconforto da nossa embaixada em razão do asilo político concedido ao senador Roger |Pinto o que me leva à convicção de que há uma tentativa de uma determinada barganha política. 

(REP) O ministro informou que o advogado dos brasileiros está negociando um habeas corpus e a possibilidade de prisão domiciliar enquanto o julgamento avança. Antônio Patriota também anunciou que o edital para concurso do Rio Branco deverá ser publicado ainda este ano. A audiência com o ministro atende a uma nova resolução do Senado que obriga o comparecimento dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa, na comissão, no início de cada ano legislativo.
04/04/2013, 01h25 - ATUALIZADO EM 04/04/2013, 01h25
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00