Comissão deve votar Estatuto da Juventude nesta quarta — Rádio Senado

Comissão deve votar Estatuto da Juventude nesta quarta

LOC: O ESTATUTO DA JUVENTUDE DEVE SER VOTADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: E HÁ POSSIBILIDADE DE A PROPOSTA SEGUIR EM REGIME DE URGÊNCIA PARA EXAME NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O Estatuto da Juventude trata dos direitos dos jovens e das políticas públicas para atender os que têm entre 15 e 29 anos. A proposta detalha como essa população deve ser atendida em diferentes aspectos, como educação, saúde, trabalho, lazer, cultura e esporte. Entre eles, obriga o Estado a oferecer aos jovens que não concluíram a educação básica programas de educação adaptados às necessidades da juventude. Prevê ainda a reserva de duas vagas gratuitas por veículo em transporte coletivo entre estados para os jovens que comprovarem ser carentes. O relator do Estatuto da Juventude na Comissão de Assuntos Sociais, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que a proposta beneficia mais de cinquenta milhões de pessoas. 

(Paulo Paim) Tenho a certeza de que, com a aprovação do Estatuto da Juventude o Senado Federal dará um grande passo ao encontro dos jovens brasileiros. O Estatuto da Juventude, eu diria, é uma aquarela de anseios e de sonhos de 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Desses, 49,1% são homens; 50,9% são mulheres. Cerca de 43 milhões vivem nos centros urbanos, e 8 milhões, no campo. 

(Repórter) O Estatuto da Juventude deve ser votado na Comissão de Assuntos Sociais na quarta-feira. A expectativa do senador Paulo Paim é que, se aprovada, a proposta siga para o plenário do Senado em regime de urgência. Assim ganha prioridade na votação.
01/04/2013, 06h58 - ATUALIZADO EM 01/04/2013, 06h58
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00