Senado promove mudanças para ampliar atuação política — Rádio Senado

Senado promove mudanças para ampliar atuação política

LOC: SENADO PROMOVE UMA SÉRIE DE MUDANÇAS PARA AMPLIAR ATUAÇÃO POLÍTICA E APROXIMAR-SE CADA VEZ MAIS DA SOCIEDADE.

LOC: ENTRE AS MEDIDAS, ESTÁ A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO PARA CONSOLIDAR A LEGISLAÇÃO EXISTENTE E A PROMOÇÃO DE SESSÕES TEMÁTICAS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Está marcada para o dia 2 de abril a abertura dos trabalhos de uma Comissão que vai consolidar toda a legislação do país, e que terá como relator o senador Romero Jucá do PMDB de Roraima. Uma página na Internet será aberta para receber as sugestões da sociedade. Uma outra medida adotada pela Casa prevê que os dirigentes das Agências Reguladoras prestem contas quanto à sua atuação para a sociedade, assim como o presidente do Banco Central e os ministros da Justiça, das Relações Exteriores e da Defesa. Também vai ser votado nos próximos dias, em Regime de Urgência, o projeto que torna transparente como os Governos Federal, Estaduais e Municipais gastam os recursos que são advindos de Impostos. O Senado vai poder, ainda, realizar Sessões Temáticas, inclusive com a votação de propostas, ocasião em que o Plenário todo se dedicará a um único tema, como por exemplo segurança pública, saúde ou educação. Todas estas medidas fazem parte, segundo o presidente da Casa, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, de um processo de aprimoramento que deve ser constante em todas as instituições dentro de uma sociedade democrática. 

(Renan Calheiros) Toda instituição precisa ser refeita diariamente. Só aqueles que tem a humildade de assimilar as críticas, que são permeáveis às depurações e admitem corrigir erros mantém sua respeitabilidade. Aceitar críticas é um gesto de humildade e desejo de interagir com a sociedade. Assim teremos um Legislativo forte. Ou nos atualizamos ou cairemos no absenteísmo legislativo. A sociedade muda, as leis precisam mudar.

(Repórter) Também vai ser criado um Banco de Dados com informações sobre todos os Estados do país, referentes à renda da população, produção industrial, escolaridade, saneamento básico e outros temas. Este Banco de Dados vai ser aberto para consulta por parte dos senadores, das Comissões, as assessorias assim como também pela sociedade organizada.
25/03/2013, 01h08 - ATUALIZADO EM 25/03/2013, 01h08
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00