Congresso Nacional presta homenagem ao ex-senador Almir Pinto — Rádio Senado

Congresso Nacional presta homenagem ao ex-senador Almir Pinto

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PRESTOU NA MANHÃ DESTA SEGUNDA UMA HOMENAGEM AO EX-SENADOR ALMIR PINTO. 

LOC: O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO EX-SENADOR CEARENSE SE COMPLETOU EM FEVEREIRO. DEPUTADOS E SENADORES SE UNIRAM PARA REVERENCIAR A FIGURA DO POLÍTICO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Na presidência da sessão solene, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, lembrou da trajetória do político cearense Almir Santos Pinto, que teve o centenário de nascimento comemorado no dia 15 de fevereiro. Ela falou sobre a importância do Parlamento se voltar para a sociedade contemporânea, mas também recuperar para as novas gerações a história de figuras importantes da vida pública brasileira. Almir Pinto nasceu em 1913 em Maranguape, no Ceará. Médico por formação, estreou na vida pública em 1944 como prefeito de sua cidade natal. Foi também deputado estadual por sete legislaturas, secretário de estado nas áreas de polícia e segurança pública; saúde; interior e justiça; e educação e cultura, e senador, como destacou Vanessa Grazziotin. 

(Vanessa Grazziotin) Dedicou portanto mais de quatro décadas da sua profícua existência ao múnus público. Um homem infatigável em sua obstinada e permanente dedicação ao bem coletivo. Que a vida pública de Almir Santos Pinto permaneça como um dos alentadores exemplos a inspirar o ingresso de nossos jovens na arena pública. 

(Repórter) O deputado federal Mauro Benevides, do PMDB do Ceará, que sugeriu a homenagem, lembrou da história de luta de Almir Pinto pela defesa do seu estado e do País. 

(Mauro Benevides) Na personalidade de Almir Pinto aquela perseverança e aquele destemor para defender as causas de interesse do nosso estado, o Ceará, e do próprio país. Onde estiver a alma do senador Almir Pinto, ele estará se sentindo retemperado naquelas esperanças de que ele se tornou pregoeiro. E nós, os seus seguidores, aqueles que o conheceram de perto, também se sentem no dever de manter viva a memória de um homem público honrado, digno. 

(Repórter) Mauro Benevides disse que, mesmo quando estiveram em lados políticos opostos, ele e Almir Pinto se uniram todas as vezes em que o tema em questão era o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste.
25/03/2013, 01h39 - ATUALIZADO EM 25/03/2013, 01h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00