Diretor do Dnit promete concluir manutenção de todas as rodovias em dois anos — Rádio Senado

Diretor do Dnit promete concluir manutenção de todas as rodovias em dois anos

LOC: O DIRETOR GERAL DO DNIT DISSE QUE EM ATÉ DOIS ANOS A MANUTENÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DE CEM POR CENTO DAS RODOVIAS FEDERAIS DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA.

LOC: O GENERAL JORGE ERNESTO FRAXE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(Repórter) O general Jorge Ernesto Fraxe disse que quando assumiu a diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em 2011, encontrou 105 contratos de projetos de engenharia para manutenção paralisados por gestão deficiente. Segundo ele, o DNIT passou a adotar uma atitude mais rigorosa e foram devolvidos aos cofres da união 21 milhões de reais de medições feitas com equívoco. Ele afirmou que um dos pontos mais vulneráveis do órgão é a fiscalização das obras. Por isso, foi alterado o modelo de contratação de empresas supervisoras.
 
(General Jorge Ernesto Fraxe) No modelo novo, se der erro na obra, a supervisora vai dividir o prejuízo com a construtora, a supervisora passa a ser responsável pela qualidade e quantidade de todo os serviços.
 
(Repórter) O diretor do Dnit destacou o programa BR Legal, com investimentos de 4 bilhões de reais em cinco anos para melhorar a sinalização nas rodovias federais. Informou que os contratos de manutenção e execução de obras totalizam hoje 16,7 bilhões de reais, mas a meta é chegar a 42 bilhões até dezembro. E citou avaliação da Confederação Nacional dos Transportes de que 91 por cento das rodovias federais estão em situação de regular a ótimo.
 
(General Jorge Ernesto Fraxe) São 48 mil km de manutenção e está em curso 6 mil 200 de projetos, com isso fechamos 100 por cento da malha até meio do ano. Quando chegarmos em junho, nós vamos ter cem por cento da malha com projetos concluídos e com os editais na rua. Em dois anos a gente vai conseguir cobrir cem por cento da malha em manutenção. 

(Repórter) A audiência foi pedida pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, depois que uma auditoria do TCU apontou problemas estruturais em obras de rodovias concluídas pelo DNIT, e indícios de superfaturamento nas BRs 101 e 280. Ele lembrou que o ministério público abriu investigação para apurar atrasos e aditivos inexplicáveis em contratos.

(Aloysio Nunes Ferreira) Os problemas estruturais nos trechos analisados após concluídas as obras apontam para uma quantia de 150 milhões necessárias para corrigir os problemas. Esses dados apontam para maior rigor na analise dos contratos antes da assinatura, na analise da documentação e um projeto executivo detalhado da obra.
 
(Repórter) O general explicou que notificações com multas foram encaminhadas às empresas que apresentaram irregularidades, totalizando um milhão e 200 mil reais de multas por projetos errados.
20/03/2013, 01h55 - ATUALIZADO EM 20/03/2013, 01h55
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