Anac deve criar página na internet para receber reclamações — Rádio Senado

Anac deve criar página na internet para receber reclamações

LOC: A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL DEVE CRIAR UMA PÁGINA NA INTERNET PARA RECEBER AS RECLAMAÇÕES DOS PASSAGEIROS CONTRA COMPANHIAS ÁREAS E OS SERVIÇOS OFERECIDOS NOS AEROPORTOS.
 
LOC: UM PROJETO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) Pela proposta do senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, os passageiros poderão fazer denúncias formais contra as companhias áreas e os serviços oferecidos pelos aeroportos na página da Agência Nacional de Aviação Civil na Internet. As informações recebidas pelo site serão usadas para a divulgação de indicadores de desempenho das empresas aéreas e dos aeroportos nacionais. Os usuários também poderão acompanhar pela rede mundial de computadores quais providências foram tomadas pela Anac e pelas empresas envolvidas para resolver a reclamação. O relator, senador Jorge Viana, do PT do Acre, argumentou que o mercado da aviação civil no Brasil é um dos mais promissores do mundo e, nos últimos 10 anos, o número de usuários pulou de 30 para 100 milhões de passageiros. Para Viana, a nova ferramenta vai garantir os direitos e proteger a população.
 
(Jorge Viana) É permanente as reclamações, a falta de sintonia entre quem presta os serviços e os usuários. É obvio que o Brasil está em um processo de mudança com as concessões. É claro que o mercado brasileiro é um dos mais atrativos do mundo, tudo isso implica em uma necessidade de aperfeiçoamento desta interação entr5e o consumidor,, o usuário de um serviço tão essencial como o transporte aéreo.
 
(Repórter) Em 2012, a Agência Nacional de Aviação Civil recebeu quase 15 mil reclamações de passageiros contra as companhias aéreas. Entre elas, críticas à falta de divulgação de informações pelas empresas, principalmente em relação às regras de cancelamento e de remarcação de viagens. A proposta aprovada pelas Comissões de Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Constituição e justiça do Senado deve ser analisada agora pela Câmara dos Deputados.
20/03/2013, 02h42 - ATUALIZADO EM 20/03/2013, 02h42
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00