Brasil é um dos países que mais avança no IDH nos últimos vinte anos — Rádio Senado

Brasil é um dos países que mais avança no IDH nos últimos vinte anos

LOC: O BRASIL FOI UM DOS QUINZE PAÍSES QUE MAIS AVANÇARAM NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS. MESMO ASSIM, OCUPA A MESMA POSIÇÃO NO RANKING DE 187 PAÍSES NO QUE SE REFERE AO BEM ESTAR DA POPULAÇÃO.

LOC: O PNUD ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA O RESULTADO DO RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2013. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): O Brasil continua ocupando o octogésimo quinto lugar entre os 187 Países no que diz respeito ao bem estar da população. O Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD leva em conta renda, educação, saúde e longevidade. Mesmo estagnado, o País foi um dos quinze que mais reduziram as desigualdades sociais nos últimos vinte anos. Segundo o coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Jorge Cedieck, o País conseguiu mudar um padrão histórico em pouco tempo. De acordo com o relatório, os indicadores sociais foram mais significativos que o aumento de renda dos brasileiros. O governo questionou a posição do Brasil, já que o PNUD utiliza dados menos atualizados. Mesmo assim, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, considerou o resultado positivo.  

(Humberto Costa) – mesmo esse resultado divulgado pela ONU mostra que o País nos últimos dez anos passou por processo de mudança muito significativa nos seus indicadores sociais, particularmente na área da educação e na questão da distribuição de renda. Resultado mostra que Brasil está no caminho certo, de crescer, se desenvolver, mas ao mesmo tempo promovendo distribuição de renda e melhoria da condição de vida da população. 

(REPÓRTER) – O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná lamentou os números. Na avaliação dele não há motivos para comemoração. 

(Alvaro Dias) – Olha, é ser conformado demais aceitar essa situação como merecedora de elogios. Se o país não se moveu, mantém-se no octogésimo quinto lugar, um País que tem as potencialidades do Brasil, que tem um povo extraordinário como o nosso, aceita esta realidade passivamente e acha que é merecedor de elogios aí nós estamos realmente perdidos. Então é melhor não fazermos mais nada e aceitar a pobreza como uma realidade imutável. 

(REPÓRTER) – Apesar de ter crescido num ritmo mais rápido que outros países da América do Sul, o Brasil registrou um índice inferior ao de outros países do Continente, como Chile, na quadragésima posição, e Argentina, que ficou com o quadragésimo quinto lugar. 
15/03/2013, 01h56 - ATUALIZADO EM 15/03/2013, 01h56
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00