CCT vai instalar subcomissão para debater mineração de terras raras — Rádio Senado

CCT vai instalar subcomissão para debater mineração de terras raras

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO VAI APRESSAR A INSTALAÇÃO DE UMA SUBCOMISSÃO PARA DISCUTIR A MINERAÇÃO DE TERRAS RARAS.  

LOC: OS SENADORES QUEREM QUE O BRASIL RETOME A POSIÇÃO DE LÍDER MUNDIAL NA PRODUÇÃO DESSES ELEMENTOS, ESSENCIAIS À INDÚSTRIA TECNOLÓGICA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) As chamadas terras raras são um grupo de 17 elementos químicos metálicos que podem ser usados em diversas aplicações industriais de alta tecnologia, como telas para tablets, TVs e celulares, catalisadores de automóveis, ímãs permanentes para motores miniaturizados e supercondutores, entre muitas outras. O Brasil tem reservas conhecidas desses minerais no Amazonas, em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, e até 1915 era o maior produtor mundial desses materiais. No entanto, perdeu espaço, e hoje a China domina cerca de 90% da produção, com condições para ditar os preços em todo o mundo. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, aguarda há quase um ano a instalação de uma subcomissão temporária, dentro da Comissão de Ciência e Tecnologia, para estabelecer um marco regulatório para a exploração de terras raras. Ele pediu ao novo presidente da comissão, senador Zezé Perrela, pressa na instalação do colegiado. 

(Luiz Henrique) Nós estamos entrando em uma nova era industrial que depende fundamentalmente de ímãs originados desses elementos raros. Eu diria que o interesse pelo domínio da tecnologia da mineração, seleção e industrialização de terras raras, é hoje tão estratégico como foi o domínio da energia nuclear nas décadas de 30, 40 e 50. 

(Repórter) Zezé Perrela, que é senador pelo PDT de Minas Gerais, garantiu que vai priorizar a instalação da subcomissão, pois considera esse debate importante para o futuro da tecnologia brasileira. 

(Zezé Perrela) Parabenizo vossa excelência pela iniciativa, sabemos a importância desse tema, a mesa está de pleno acordo. Eu sugiro inclusive o nome de vossa excelência para presidir essa subcomissão. E vamos procurar instalar essa subcomissão o mais rápido possível. (Repórter) A subcomissão é formada por cinco senadores titulares e cinco suplentes. Além de Luiz Henrique, os senadores Aníbal Diniz, Ivo Cassol e Valdir Raupp já pediram para fazer parte do grupo. 

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA ÁREA, MARCO ANTONIO RAUPP, PARA FALAR DAS PRIORIDADES DO ÓRGÃO PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS E O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA A INDÚSTRIA NACIONAL. O DEBATE ESTÁ MARCADO PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 19.  

LOC: OUTRO REQUERIMENTO APROVADO PEDE AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DO PLANEJAMENTO, PAULO BERNARDO, E COM O PRESIDENTE DA ANATEL PARA DEBATER OS “15 ANOS DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES”. LOC: A COMISSÃO APROVOU AINDA SETE AUTORIZAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE EMISSORAS DE RÁDIO.
12/03/2013, 01h44 - ATUALIZADO EM 12/03/2013, 01h44
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00