Senadores destacam participação feminina no mercado de trabalho — Rádio Senado

Senadores destacam participação feminina no mercado de trabalho

LOC: NESTA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, VÁRIOS SENADORES SUBIRAM À TRIBUNA PARA DESTACAR A CRESCENTE PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO. 

LOC: OS PARLAMENTARES TAMBÉM COBRARAM MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS ADAPTADAS A ESSA REALIDADE. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que, entre 2003 e 2011, a participação feminina na população economicamente ativa aumentou de 44,4% para 46,1%. Nesse período, o salário das mulheres também cresceu mais do que o dos homens, bem como o número de famílias chefiadas por elas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, salientou que o crescimento da presença feminina na economia do país é um sinal importante de transformação. 

(Ana Amélia) A renda das mulheres cada vez mais representa a principal ou a única fonte financeira das famílias. Um sinal importante sobre as mudanças em curso na sociedade brasileira. (Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que as políticas públicas devem se adaptar a essa nova situação. Ele citou, por exemplo, a necessidade da construção de mais creches para os filhos das trabalhadoras. 

(Rodrigo Rollemberg) A proporção de famílias chefiadas por mulheres cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos, e as políticas públicas precisam acompanhar a velocidade dessa dinâmica. Não só pelas mães, mas principalmente pelos filhos que ficam desassistidos e sujeitos muitas vezes a situações expostas e graves riscos. 

(Repórter) Para o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, a tendência é de um aumento ainda maior da participação feminina no mercado de trabalho. 

(Valdir Raupp) A informação é que as mulheres estão estudando, estão mais presentes nas escolas, nas universidades, então de forma que com certeza absoluta elas vão avançar muito mais. 

(Repórter) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, lembrou a situação das trabalhadoras domésticas, e destacou que o Senado deve aprovar, em breve, uma Proposta de Emenda à Constituição que vai assegurar mais direitos a essas mulheres. 

(Ana Rita) Está mais do que na hora de garantirmos às trabalhadoras os mesmos direitos das demais trabalhadoras brasileiras. Aprovar essa PEC significa dar um passo larguíssimo para que milhões de mulheres principalmente negras, sejam retiradas de um sistema de trabalho muitas vezes próximos ao da escravidão. 

(Repórter) Ainda segundo o IBGE, as mulheres continuam recebendo uma remuneração cerca de 30% menor do que a dos homens para desempenhar as mesmas atividades no mercado de trabalho.
08/03/2013, 07h28 - ATUALIZADO EM 08/03/2013, 07h28
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00