Benedito de Lira e Acir Gurgacz assumem a Comissão de Agricultura — Rádio Senado

Benedito de Lira e Acir Gurgacz assumem a Comissão de Agricultura

LOC: O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO COBROU MELHOR ESTRUTURA PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA.
 
LOC: BENEDITO DE LIRA, DO PP DE ALAGOAS, TERÁ COMO VICE-PRESIDENTE ACIR GURGACZ, DO PDT DE RONDÔNIA. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) A escolha foi por aclamação e os dois senadores vão conduzir os trabalhos da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária entre 2013 e 2014. Logo depois de empossado, Benedito de Lira reclamou dos gargalos que dificultam o escoamento da produção agrícola brasileira, e lembrou que o país vem perdendo bons negócios por causa disso.
 
(Benedito de Lira) A China, por exemplo, que estava com uma programação para comprar nove navios de soja brasileira foram comprar nos estados unidos. Por quê? Porque aqui passam uma média de 40, 60 dias para fazer o carregamento. Isso é custo. E é exatamente por isso que nós não temos a capacidade competitiva com o mercado internacional. 

(Repórter) Outro setor que, segundo Benedito de Lira, precisa de um tratamento especial é o sucroalcooleiro. Para o senador, trata-se de uma área sucateada no país. Ele reclama que não existe uma política de governo para cuidar da produção de álcool, principalmente dos pequenos produtores do Nordeste. Ele lembrou que só no estado dele, Alagoas, mais de 200 mil pessoas trabalham na lavoura de cana de açúcar e que o fechamento de usinas leva esse contingente ao desemprego e à miséria. Benedito de Lira quer que o governo dê ao setor a mesma atenção que dispensa às montadoras de carros.
 
(Benedito de Lira) Há um incremento considerável para atender à indústria automobilística. Mais de 6 bilhões de reais o governo imobilizou no ano passado para esse setor. Para quê? Para preservar empregos. Mas a indústria sucroalcooleira também precisa dessa ação.
 
(Repórter) O terceiro ponto defendido pelo novo presidente da Comissão de Agricultura foi o da pecuária, em especial o cuidado com a febre aftosa. Segundo Benedito de Lira, essas reivindicações serão levadas nos próximos dias ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
27/02/2013, 06h05 - ATUALIZADO EM 27/02/2013, 06h05
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00