Ana Rita comemora sucesso do I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas — Rádio Senado

Ana Rita comemora sucesso do I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas

LOC: ANA RITA COMEMORA SUCESSO DO PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES CAMPONESAS.  

LOC: ENTRE AS REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO ESTÁ O COMBATE EFETIVO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Foram três dias de debates e manifestações em Brasília. E o Primeiro Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, que trouxe gente de 23 estados brasileiros, e até de outros países, terminou com uma caminhada na Esplanada dos Ministérios e a leitura de um manifesto na Praça dos Três Poderes. No documento, elas assumem compromissos como o de produzir alimentos de forma sustentável, mas também cobram ações das autoridades. Principalmente o combate à violência contra a mulher, tema central do Encontro. A relatora da CPI Mista da Violência Contra a Mulher, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, participou do evento e confirmou que a situação vivida pelas trabalhadoras do campo é ainda mais difícil que a realidade da mulher urbana: 

(Ana Rita) As mulheres que vivem no interior, que vivem distantes dos equipamentos públicos, distante de onde elas podem encontrar ajuda, buscar soluções para seus problemas. Tudo que elas relataram também nós identificamos e apuramos durante o trabalho da CPMI. 

(Repórter) Ana Rita disse que o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito será entregue na segunda quinzena de março, e que depois de votado será encaminhado ao Ministério Público, ao Ministério da Justiça e a outros órgãos. O movimento ainda debateu temas como o registro civil para todas as camponesas e o crédito subsidiado para o pequeno produtor rural.
21/02/2013, 08h05 - ATUALIZADO EM 21/02/2013, 08h05
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00