Câmara deve analisar projeto que prevê UTI móvel em estádios — Rádio Senado

Câmara deve analisar projeto que prevê UTI móvel em estádios

LOC: A CÂMARA DOS DEPUTADOS VAI ANALISAR O PROJETO DO SENADOR HUMBERTO COSTA QUE PREVÊ A EXISTÊNCIA DE UMA UTI MÓVEL EM ESTÁDIOS E GINÁSIOS COM CAPACIDADE PARA MAIS DE DEZ MIL TORCEDORES. 

LOC: A PROPOSTA ALTERA O ESTATUTO DO TORCEDOR, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O Estatuto do Torcedor já obriga a presença de um médico, dois enfermeiros e uma ambulância para cada dez mil torcedores que estiverem em um evento esportivo. Mas no lugar de uma ambulância comum, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, quer que o veículo seja uma UTI móvel, que, na avaliação dele, é mais adequada para prestar o atendimento necessário nos casos de emergência. O senador deixa claro no projeto que a UTI móvel que vai ficar à disposição nos estádios e ginásios não pode ser de nenhum órgão público: 

(HUMBERTO COSTA 1): que isso não seja uma obrigação do poder público. O SAMU, por exemplo, que atende a situações de emergência s pré-hospitalares ele não pode pela própria essência da sua constituição deixar uma viatura parada em um evento. 

(REPÓRTER): A obrigação de manter a UTI móvel será dos clubes de futebol ou da federação esportiva responsável pela organização do evento: 

(HUMBERTO COSTA 2): os clubes, as federações sejam obrigados a ter UTIs móveis a partir da contratação do privado, isso ai sem dúvida é uma necessidade e vejo isso como uma boa ideia. 

(REPÓRTER): Pelo projeto, no caso de eventos em que for necessária mais de uma ambulância, apenas uma delas tem que ser UTI móvel. A proposta chegou à Câmara dos Deputados em dezembro passado, e será discutida por três comissões: Seguridade Social e Família; Turismo e Desporto; e Constituição e Justiça.
15/02/2013, 11h29 - ATUALIZADO EM 15/02/2013, 11h29
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00