Audiência receberá perguntas do cidadão sobre o tema — Rádio Senado

Audiência receberá perguntas do cidadão sobre o tema

LOC: QUALQUER CIDADÃO PODERÁ ENVIAR PERGUNTAS E COMENTÁRIOS PARA A AUDIÊNCIA QUE O SENADO PROMOVE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA SOBRE O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR. 

LOC: A AUDIÊNCIA FAZ PARTE DO TRABALHO DE ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, COMO EXPLICA O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) A Comissão que analisa propostas para atualizar o Código de Defesa do Consumidor se reúne na próxima terça-feira, às oito e meia da manhã, para debater um dos eixos do trabalho: o endividamento excessivo. Uma das novidades é que o cidadão poderá participar com perguntas e sugestões por meio do serviço Alô Senado. O telefone é o 0800-612211. Se preferir, pode acessar o endereço eletrônico www.senado.leg.br/alosenado. O serviço já está aberto à colaboração do público e as perguntas podem ser enviadas até as quatro horas da tarde de segunda-feira. As questões serão debatidas por especialistas e representantes de instituições diretamente envolvidas nesse assunto, como operadoras de cartão de crédito, bancos e a Serasa Experian, empresa que administra o cadastro nacional de inadimplentes. O presidente da Comissão, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, explica por que o superendividamento preocupa tanto: 

(Rodrigo Rollemberg) não é incentivando os brasileiros a consumir desenfreadamente que o país vai evoluir. Muitas vezes, o investimento no consumo interno é importante, mas é importante também registrar que um alienado padrão de consumo implica sérios riscos não apenas ao consumidor, mas muitas vezes ao meio ambiente. 

(Repórter) Também estão confirmadas as presenças da advogada Cláudia Lima Marques, integrante da Comissão de Juristas que ofereceu o texto base para a discussão no Senado; a presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, juíza Clarisse Costa de Lima; e a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Oliboni. Além do superendividamento do consumidor, a comissão trabalha com outros dois eixos: a regulamentação das compras pela internet e o acesso do consumidor à justiça, por meio de ações coletivas. O senador Rodrigo Rollemberg garante que o prazo de entrega do relatório, 4 de junho, será respeitado. O relator é o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. Depois da Comissão Especial, o texto terá que passar por votação no plenário e, ainda, pela análise da Câmara dos Deputados.
14/02/2013, 04h39 - ATUALIZADO EM 14/02/2013, 04h39
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00