Senadores alertam para necessidade de proteção contra a AIDS no Carnaval — Rádio Senado

Senadores alertam para necessidade de proteção contra a AIDS no Carnaval

LOC: “A VIDA É MELHOR SEM AIDS. PROTEJA-SE. USE SEMPRE A CAMISINHA”. ESTE É O TEMA DA CAMPANHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA O CARNAVAL.  

LOC: OS SENADORES PAULO DAVIM E WALDEMIR MOKA, QUE SÃO MÉDICOS, LEMBRAM QUE OS FOLIÕES DEVEM SE MANTER ALERTAS CONTRA A CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS HIV. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) De acordo com o Ministério da Saúde, o tom da campanha neste ano apresenta conteúdo mais sério, voltado a toda a população sexualmente ativa do país. A avaliação é de que existe hoje uma tendência de distanciamento e negação das pessoas em relação à AIDS e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Com a divulgação do material, o Ministério pretende mostrar que viver com AIDS, apesar de possível, não é fácil. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, concorda que é preciso manter a população atenta à prevenção contra o HIV, especialmente neste período de carnaval. 

(Paulo Davim) O combate à AIDS é uma responsabilidade de todo mundo. Nós temos que ser eternamente vigilantes contra essa doença que tem dizimado milhões de pessoas. Por mais que se esteja eufóricos, brincando, se divertindo, mas não se deixar levar pelas emoções fortes, pelo excesso da bebida que embota a razão, tem que ficar sempre atento, alerta e vigilante. Todo folião ou foliã, não pode em nenhum momento esquecer desse cuidado com a vida que é a proteção contra a AIDS. 

(Repórter) Também o senador e médico Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, alerta quanto à necessidade de se prevenir contra o vírus da AIDS. 

(Waldemir Moka) Embora hoje se prorrogue até essa questão do tempo de vida, mas ela é uma doença letal. Sem dizer que ela cria uma série de dificuldades uma vez contraído o vírus, desde a convivência, seja porque há uma discriminação, seja porque você tem...afeta mesmo a parte imunológica daquele que contraiu a doença. Enfim, o importante mesmo é que a gente crie cada vez a consciência de que essa prevenção, ela é necessária. 

(Repórter) A campanha anti-AIDS do Ministério da Saúde tem veiculação por TV e rádio, além de anúncios em outdoors, camisetas, adesivos e outros materiais.
06/02/2013, 06h04 - ATUALIZADO EM 06/02/2013, 06h04
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00