Senado cria cargo de Ombudsman — Rádio Senado

Senado cria cargo de Ombudsman

LOC: O SENADO FEDERAL CRIOU O CARGO DE OMBUSDMAN, QUE FICARÁ RESPONSÁVEL POR FAZER UMA AVALIAÇÃO DIÁRIA SOBRE A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DA CASA, ALÉM DE RECEBER E RESPONDER CRÍTICAS, DÚVIDAS, ELOGIOS E SUGESTÕES DA SOCIEDADE.  

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, ELOGIOU A INICIATIVA E DISSE QUE A MEDIDA VAI GARANTIR O EQUILÍBRIO E A IMPARCIALIDADE NO NOTICIÁRIO DA CASA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Ombudsman é uma palavra sueca que quer dizer representante do povo e é usada em diversos países para designar o cargo de ouvidor-geral de governos, instituições e empresas. No jornalismo, tradicionalmente, o ombudsman é o profissional responsável por fazer uma crítica interna das publicações e noticiários e por receber, avaliar e encaminhar as reclamações e sugestões da sociedade. O diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita, disse que a criação do cargo busca melhorar a qualidade da informação oferecida aos leitores, ouvintes e telespectadores dos veículos da Casa e aperfeiçoar o trabalho da TV, da Rádio, da Agência e do Jornal do Senado. 

(FCM) “É uma forma de o cidadão fazer valer os seus direitos, e protestar, reclamar, dar sugestões, visando aperfeiçoar. È o nosso caso aqui. O Ombudsman, o papel dele, é contribuir para o aprimoramento, o aperfeiçoamento, a melhoria do trabalho. É a favor daqueles que querem que o serviço seja aprimorado, aperfeiçoado e corrigido de possíveis erros e falhas” 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que é jornalista, elogiou a iniciativa e disse que a criação do ombudsman pode ajudar a garantir o equilíbrio e a imparcialidade na cobertura feita pelos veículos do Senado 

(Ana) Acho que isto é importante porque diferente de um jornal, a instituição tem a obrigação em primeiro lugar de abordar todos os temas de maneira equilibrada. Não se pode imaginar que a Secretaria fique a serviço de um ou outro grupo dentro do Senado, mas dê cobertura igualitária a todos os parlamentares 

(Repórter) A Secretaria de Comunicação Social vai divulgar como a população poderá se manifestar por meio de e-mail, telefone e redes sociais. O órgão deverá encaminhar as queixas, dúvidas, sugestões e elogios aos setores responsáveis. O ombusdman terá um prazo de 24 horas para responder as questões apresentadas, apresentar soluções ou informar o encaminhamento das demandas. O servidor indicado deve exercer a função por até dois anos, sem a possibilidade de recondução para o cargo.
05/02/2013, 00h32 - ATUALIZADO EM 05/02/2013, 00h32
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00