Tolerância zero para álcool ao volante já está em vigor — Rádio Senado

Tolerância zero para álcool ao volante já está em vigor

LOC: A TOLERÂNCIA ZERO PARA O ÁLCOOL NO VOLANTE JÁ ESTÁ EM VIGOR. AS MUDANÇAS NA LEI SECA ESTÃO VÁLIDAS EM TODO O PAÍS A MENOS DE DEZ DIAS DO CARNAVAL. 

LOC: A RESOLUÇÃO 432 DO CONTRAN REGULAMENTOU AS MUDANÇAS APROVADAS PELO CONGRESSO. AGORA, TESTEMUNHOS SERÃO VÁLIDOS COMO PROVAS DE EMBRIAGUEZ DO MOTORISTA. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja, uma taça de vinho ou qualquer dose de bebida com álcool. Por isso, na prática, a tolerância é zero para quem beber e dirigir. Se o bafômetro marcar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar ou mais, a infração é considerada gravíssima, com multa de mil novecentos e quinze reais e habilitação suspensa por um ano. Se for igual ou superior a 0,34 miligramas, passa a ser crime. Além da multa, o motorista pode pegar de seis meses a três anos de prisão. E os relatos dos agentes valerão como prova contra os motoristas. O Conselho Nacional de Trânsito definiu quais sinais devem ser considerados para confirmar a embriaguez. São eles: sono, olhos vermelhos, soluço, vômito e cheiro de bebida. Se o motorista se recusar a usar o bafômetro e fizer o exame de sangue, será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se apresentar mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue. O projeto que alterou a lei seca foi aprovado no Senado no final de dezembro passado. Na ocasião, O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, lembrou que milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito no Brasil: 

(EDUARDO BRAGA) São alarmantes o número de violência no trânsito. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2011 tivemos 192 mil 188 acidentes e oito mil 662 mortes 

(REP) O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, considerou um avanço a permissão de outras formas de se confirmar a embriaguez do motorista.  

(FERRAÇO) a imagem, o vídeo e a testemunha, tudo isso vai ampliar os meios e as provas para que possamos colocar um fim na escalada da criminalidade no trânsito brasileiro. 

(REP) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, espera que a nova lei ajude a diminuir as mortes já no carnaval: 

(EUNÍCIO) tendo em vista o carnaval que se aproxima, a gente precisa ter um instrumento para evitar tantas mortes no trânsito, como acontece pelo Brasil inteiro.  

(REP) Os motoristas que tiverem a Carteira de Habilitação retida só poderão retirá-la no Detran após cinco dias.
30/01/2013, 11h54 - ATUALIZADO EM 30/01/2013, 11h54
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00