Constituição brasileira completa 25 anos em outubro — Rádio Senado

Constituição brasileira completa 25 anos em outubro

LOC: NO PRÓXIMO DIA 5 DE OUTUBRO, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA COMPLETA 25 ANOS.
 
LOC: E AS COMEMORAÇÕES JÁ COMEÇARAM NO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Ulysses Guimarães) "Declaro promulgada, o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil, que Deus nos ajude, que isso se cumpra". 

(Repórter) Com essa frase histórica, o deputado Ulysses Guimarães promulgou a Constituição de 1988, a oitava da história do Brasil. A Carta completa 25 anos em 5 de outubro e o Senado abriu as comemorações oficiais pela passagem da data com a inauguração da exposição Constituições Brasileiras. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, destacou a importância da Constituição para a sociedade.
 
(José Sarney) Durante o ano, naturalmente, vamos ter muitas outras solenidades para marcar no pensamento do povo brasileiro a importância do que é uma Constituição, que ela representa o pacto básico da sociedade com o Estado.
 
(Repórter) A diretora de arte da exposição, Maria Teresa Firmino, disse que o visitante terá acesso a textos e imagens históricas sobre a Constituição de 1988, além de poder consultar as réplicas de todas as cartas que o país já teve.
 
(Maria Teresa Firmino) Preparamos uma pesquisa muito rica de imagens históricas sobre as Constituições, uma parte audiovisual, e uma coisa interessante é que nós conseguimos fazer as réplicas das Constituições e as pessoas podem manusear essas Constituições aqui no espaço da exposição.
 
(Repórter) A exposição Constituições Brasileiras fica aberta até o dia primeiro de março, diariamente, das nove da manhã às cinco da tarde. Nos finais de semana, a visitação será por meio dos grupos de visitação ao Senado.
30/01/2013, 05h40 - ATUALIZADO EM 30/01/2013, 05h40
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00