Senadores gaúchos acompanharam os funerais das vítimas do incêndio — Rádio Senado

Senadores gaúchos acompanharam os funerais das vítimas do incêndio

LOC: OS SENADORES GAÚCHOS ACOMPANHARAM OS FUNERAIS DOS JOVENS MORTOS NO INCÊNDIO EM SANTA MARIA, NO RIO GRANDE DO SUL.  

LOC: ELES EXPRESSARAM SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS E DESTACARAM A NECESSIDADE DE BUSCAR SOLUÇÕES URGENTES PARA QUE TRAGÉDIAS ASSIM NÃO VOLTEM A ACONTECER. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TEC: Em nota conjunta, os senadores Ana Amélia, do PP, Pedro Simon, do PMDB e Paulo Paim, do PT, afirmam que a bancada gaúcha no Senado está à disposição das famílias e das autoridades para colaborar no campo legislativo e evitar acidentes como esse. Eles visitaram Santa Maria nesta segunda-feira e afirmaram que aguardam uma rigorosa investigação sobre as causas da maior tragédia na história do Rio Grande do Sul. A Senadora Ana Amélia destacou que Santa Maria é uma importante cidade universitária que recebe estudantes também de outras partes do Brasil. E lamentou a morte de tantos jovens. 

(ANA AMÉLIA) Tão importante quanto a questão do socorro é a solidariedade humana. Do ponto de vista da legalidade, é da competência dos municípios a fiscalização sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais, de entretenimento, industriais, não só na área ambiental, mas especialmente na área da defesa civil. Mas sabemos que hoje existe uma fragilidade na fiscalização e no funcionamento dessas casas, no Brasil inteiro, não só em Santa Maria. 

(REP) Ana Amélia diz que vai buscar, na legislação, formas de evitar que esse tipo de tragédia volte a acontecer 

(Ana Amélia 2) minha assessoria já está avaliando na legislação em vigor quais as providencias que no plano federal, podemos por legislação no Senado, criar para impedir porque a prevenção sempre é o melhor remédio para eventos trágicos como esse. 

(REP) Para o senador Paulo Paim, do PT, é preciso endurecer a fiscalização e a concessão de autorizações para funcionamento de casas de shows e boates. 

(PAIM) Além da solidariedade aos familiares, chorar como o Brasil está chorando a perda de jovens, temos que olhar o que é isso. Como pode acontecer isso, em uma cidade universitária, que está entre as quatro maiores do rio grande, chegar a uma situação como essa? Um momento de tristeza, indignação da população. 

(REP) No domingo, a presidente Dilma Roussef decretou luto oficial de três dias no País pelo segundo incêndio mais fatal da história do país. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: EM NOTA À IMPRENSA, O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, EXPRESSOU GRANDE PESAR E PROFUNDA TRISTEZA DIANTE DA TRAGÉDIA QUE ATINGIU O POVO DE SANTA MARIA E DO RIO GRANDE DO SUL E QUE COMOVEU TODO O PAÍS. 

LOC: EM NOME DO SENADO FEDERAL, SARNEY MANIFESTOU TAMBÉM SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DAS VITIMAS, AO POVO GAÚCHO E AO GOVERNO DO ESTADO.
28/01/2013, 00h00 - ATUALIZADO EM 28/01/2013, 00h00
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00