Lei amplia acesso à mamografia pelo SUS para mulheres a partir de 40 anos
O presidente Lula sancionou uma lei de iniciativa do Senado que amplia o acesso à mamografia pelo SUS para mulheres a partir de 40 anos, antecipando o rastreamento do câncer de mama e permitindo diagnóstico mais precoce. O autor, senador Plínio Valério (PSDB-AM), lembrou que o SUS só realizava o exame em pacientes acima dos 50 anos.

Transcrição
Mulheres com 40 anos de idade passam a ter direito à realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde.
O presidente Lula sancionou a lei de iniciativa do Senado.
Até então, a recomendação do SUS previa o exame apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, em intervalos de dois anos, salvo situações específicas.
Autor da proposta, o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, destacou a importância do diagnóstico precoce para reduzir a mortalidade de câncer de mama.
(senador Plínio Valério) “E é importante esse projeto que ele coloca na lei, e é obrigatório o SUS fazer rastreamento de mulheres, a partir de 40 anos. As estatísticas mostram que dos 74 mil novos casos que surgem todos os anos, 25% é em mulheres com menos de até 40 anos. Então, extremamente importante, é uma lei que vai salvar muitas vidas. E eu, como senador, podendo fazer essa lei, fico feliz da vida por estar contribuindo.”
A relatora, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, ressaltou que uma parcela significativa dos diagnósticos de câncer de mama no Brasil ocorre antes dos 50 anos.
A expectativa é que a nova regra fortaleça as ações de prevenção e permita identificar a doença em estágios iniciais.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.
O Brasil registrou neste ano mais de 73 mil casos da doença.
Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

