Projeto compensa estados e municípios prejudicados com redução de impostos — Rádio Senado

Projeto compensa estados e municípios prejudicados com redução de impostos

LOC: A UNIÃO PODERÁ SER OBRIGADA A COMPENSAR ESTADOS E MUNICÍPIOS QUE PERDEREM RECEITA POR CONTA DE MEDIDAS ADOTADAS PELO EXECUTIVO, COMO A REDUÇÃO DE IMPOSTOS PARA ESTIMULAR A ECONOMIA. 

LOC: UMA PROPOSTA DO SENADOR AÉCIO NEVES QUE PREVÊ A COMPENSAÇÃO ESTÁ EM ANÁLISE NO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: O senador Aécio Neves, do PSDB mineiro, argumenta que, quando o governo adota medidas como a redução de impostos para alguns setores da economia, acaba prejudicando estados e municípios que sofrem com a queda de arrecadação. Para Aécio, é importante e necessário que o Executivo possa lançar mão de mecanismos como esse para estimular a economia, mas, na opinião dele, estados e municípios precisam ser ressarcidos, como prevê a Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo senador. 

(Aécio) O que queremos, portanto, é criar um mecanismo que obrigue o Governo, a todo o momento em que fizer uma isenção, da qual participem tributos compartilhados, faça, no mesmo exercício, a imediata compensação a Estados e Municípios. Isso é justiça fiscal. Isso é justiça federativa. 

(REPÓRTER) O senador do PSDB de Minas Gerais lembrou, ainda, que, ao longo do tempo, o País assiste à fragilização de estados e municípios, enquanto o governo federal acumula recordes de arrecadação. Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, a proposta é oportuna. Ela lembrou que, só no ano passado a desoneração do IPI promovida pelo Executivo representou um rombo de quase sete bilhões de reais para estados e municípios. 

(Ana Amélia) É em boa hora que chega essa providência, porque não pode o Governo Federal fazer festa com recurso alheio. 

(REPÓRTER) A PEC de Aécio Neves está na Comissão de Constituição e Justiça e será relatada pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará.
25/01/2013, 11h35 - ATUALIZADO EM 25/01/2013, 11h35
Duração de áudio: 01:30
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00