Senadora defende exibição de filmes publicitários contra drogas em cinemas — Rádio Senado

Senadora defende exibição de filmes publicitários contra drogas em cinemas

LOC: JÁ ESTÁ PRONTO PARA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, O PROJETO QUE OBRIGA A EXIBIÇÃO, EM CINEMAS DE TODO O PAÍS, DE FILME PUBLICITÁRIO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS.  

LOC: A RELATORA DA MATÉRIA, SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL É A FAVOR DA PROPOSIÇÃO, COMO INFORMA A REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: A senadora Ana Amélia argumenta que o cinema exerce um forte poder sobre o comportamento dos espectadores e já fez muita propaganda de drogas como o cigarro e a bebida alcoólica. Por esse motivo ela acredita que é justo intervir na programação das salas de cinema e obrigá-las a exibir filmes publicitários alertando sobre os perigos do uso de drogas ilegais e do abuso de drogas lícitas. O projeto da Câmara dos Deputados prevê a exibição das peças publicitárias no início de cada sessão nos cinemas de todo o país. Para Ana Amélia essa seria mais uma medida para preservar a juventude brasileira. 

(Ana Amélia) A bebida alcoólica, também outras dependências químicas, maconha, cocaína, tudo isso tem efeito devastador sobre a nossa juventude. Temos que cuidar dela tanto quanto de uma Copa do Mundo, tanto quanto de um trem bala e de outros projetos importantes para o país. Não há como tratar e abordar esse tema sem nos preocuparmos com a prevenção em todos os âmbitos: no âmbito do trabalho, no âmbito da escola mas, sobretudo, no âmbito da família. 

(REPÓRTER) Ana Amélia lembra ainda que a medida não acarretará nenhuma despesa aos exibidores já que os custos de produção, distribuição e exibição do material publicitário serão cobertos pelo Fundo Nacional Antidrogas. Se for aprovado na Comissão de Educação, a proposta segue para análise de outras três comissões da Casa.
22/01/2013, 00h36 - ATUALIZADO EM 22/01/2013, 00h36
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00