Senador comemora sanção de projeto que endurece Lei Seca — Rádio Senado

Senador comemora sanção de projeto que endurece Lei Seca

LOC: SENADOR COMEMORA A SANÇÃO DA LEI QUE AMPLIA A PUNIÇÃO PARA QUEM DIRIGIR DEPOIS DE CONSUMIR BEBIDA ALCOÓLICA. 

LOC: ENTRE AS MUDANÇAS NA LEI SECA ESTÁ O USO DE OUTRAS PROVAS, COMO FOTOS E VÍDEOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Já estão em vigor as mudanças da Lei Seca aprovadas pelo Senado e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira. A partir de agora, o motorista flagrado após a ingestão de álcool ou de substâncias psicoativas, como remédios que afetam a capacidade motora, será multado em R$ 1. 915,10, o dobro do valor até então cobrado. Em caso de reincidência no período de um ano, o condutor terá de desembolsar R$ 3.830,80. A nova Lei Seca prevê ainda o recolhimento do veículo, que na versão anterior da legislação, poderia ser dirigido por outra pessoa. Também será permitido o uso de outras provas para atestar a embriaguez. Entre elas estão o relato de testemunhas, além de fotos e vídeos feitos por aparelho celular. Até então, valiam apenas o bafômetro e o exame de sangue. A nova Lei Seca permite a contraprova com o próprio teste do bafômetro ou com exame de sangue. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, considerou um avanço a permissão de outras formas de se confirmar o estado de embriaguez do motorista. 

(Ricardo) Reconheço avanços nesta legislação quando ela admite para além dos 6 decigramas por litro de sangue, quer dizer, a imagem, o vídeo e a testemunha, tudo isso vai ampliar os meios e as provas para que possamos colocar um fim na escalada da criminalidade no trânsito brasileiro. 

REP: Essas mudanças foram aprovadas pelo Congresso Nacional em resposta a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que determinou que o motorista só poderia ser punido criminalmente após a comprovação da embriaguez pelo bafômetro ou teste de sangue, que o condutor se recusava a fazer para evitar a produção de provas contra ele mesmo.
21/12/2012, 11h15 - ATUALIZADO EM 21/12/2012, 11h15
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00