Diretor da ANA defende que parecer final sobre indicações seja do Senado — Rádio Senado

Diretor da ANA defende que parecer final sobre indicações seja do Senado

LOC: O DIRETOR PRESIDENTE DA AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS, VICENTE ANDREU GUILLO DEFENDEU QUE AS COMISSÕES DO SENADO POSSAM DAR O PARECER FINAL SOBRE AS INDICAÇÕES DE DIRIGENTES DE AGÊNCIAS REGULADORAS.  

LOC: ELE PARTICIPOU NESTA QUINTA-FEIRA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE A OPERAÇÃO PORTO SEGURO DA POLÍCIA FEDERAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: Uma das pessoas detidas pela operação Porto Seguro foi o ex-diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, acusado de atuar como intermediário de interesses privados. Durante a audiência o diretor Presidente da ANA, Vicente Andreu, afirmou que deseja esclarecer a atuação da agência, que segundo ele, está sendo prejudicada pelo envolvimento de um de seus dirigentes no escândalo. Vicente Andreu lembrou que a Agência não está sob investigação. 

(Vicente) - A Ana não está sob investigação. nenhum procedimento da Ana está sob investigação pela operação porto seguro. O que está em investigação são procedimentos do diretor da agencia que no âmbito da agencia se utilizou da infra-estrutura colocada a disposição do diretor para o exercício do seu cargo que utilizou essa infraestrutura para, segundo as investigações, delinquir um conjunto de outras pessoas de outras organizações da esfera pública e privada do nosso país. (Patrícia) - Vicente chamou de complexa a personalidade de Paulo Vieira, mas afirmou que não havia desconfianças na Agência de que ele pudesse ser um criminoso. (Vicente) – falava em ser candidato, tinha pretensões eleitorais, dizia que estava cotado para ser ministro. Tinha esses arroubos com os quais a gente tinha que conviver. Era esse o tipo de personalidade com a qual nós lidávamos no nível de pessoa complexa, ambiciosa, mas não trazendo desconfiança de que fosse delituosa, criminosa. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal quis saber se haveria formas de aperfeiçoar o processo de sabatina no Senado, no qual a Casa dá a palavra final sobre as indicações feitas pelo governo.. 

(Rollemberg) Esse caso gerou uma polêmica muito grande porque Dr. Paulo Vieira tinha sido rejeitado inicialmente pelo Plenário do Senado e em uma segunda ocasião acabou sendo aprovado. Eu gostaria de saber qual a sua opinião e como poderíamos aperfeiçoar o sistema de sabatina no Senado. 

(REPÓRTER) O Diretor da ANA respondeu. 

(Vicente) Penso, de que no âmbito do Senado a Comissão a qual ele será sabatinado.....deveria ter o caráter determinativo. Ele não precisaria, na minha opinião, ser submetido depois ao Plenário porque o plenário pode fazer uma avaliação que não corresponde exatamente ao processo de sabatina. 

(REPÓRTER) Os senadores Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso e Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá foram os autores do requerimento para a audiência na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
06/12/2012, 00h26 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 00h26
Duração de áudio: 03:06
Ao vivo
00:0000:00