Guardas penitenciários poderão usar armas de fogo fora do horário de trabalho — Rádio Senado

Guardas penitenciários poderão usar armas de fogo fora do horário de trabalho

LOC: OS GUARDAS PENITENCIÁRIOS PODERÃO UTILIZAR ARMAS DE FOGO MESMO FORA DO HORÁRIO DE SERVIÇO. É O QUE DETERMINA PROPOSTA APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. 

LOC: O PROJETO ALTERA O ESTATUTO DO DESARMAMENTO E SEGUE, AGORA, PARA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, COMO EXPLICA O REPÓRTER GEORGE CARDIM: 

Téc: A proposta modifica o Estatuto do Desarmamento e autoriza os agentes e guardas penitenciários a utilizarem armas de fogos em todo o território nacional mesmo fora do horário de serviço. O texto garante o mesmo benefício aos guardas portuários e integrantes das escoltas de presos. A iniciativa é uma antiga reivindicação destas categorias. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento garante esta autorização apenas aos integrantes das Forças Armadas, de órgãos policiais, das guardas municipais das capitais ou municípios com mais de 500 mil habitantes e agentes da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O relator da matéria, senador Gim Argelo, do PTB do Distrito Federal, explicou que a medida busca garantir a segurança principalmente dos agentes penitenciários, que têm sofrido com a violência 

(Gim) De outubro pra cá, triste dizer isto, já foram assassinados mais de cem agentes penitenciários no país, depois que esta matéria entrou em pauta, em discussão. É uma matéria bastante justa principalmente para esta classe que realmente precisa tendo em vista que eles trabalham na linha de risco muito grande. Como todos nós, todo o Brasil está assistindo, todos os dias, todas as noites acontecendo realmente tragédias com estes país de famílias. 

(REPÓRTER) A proposta foi aprovada nas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Constituição e Justiça e se não receber um pedido de votação em Plenário, segue para sanção presidencial.
28/11/2012, 01h34 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 01h34
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00