Automóveis usados pelas autoescolas podem ficar livres do IPI — Rádio Senado

Automóveis usados pelas autoescolas podem ficar livres do IPI

LOC: OS AUTOMÓVEIS USADOS PELAS AUTOESCOLAS PODEM FICAR LIVRES DO PAGAMENTO DO IPI, O IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, COMO JÁ ACONTECE COM OS TÁXIS.
 
LOC: É O QUE DIZ O PROJETO DE LEI APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E QUE SEGUE DIRETAMENTE PARA O EXAME DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

(Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto da senadora Vanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas, que estende para as autoescolas a isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na hora da aquisição de automóveis para a renovação da frota. O objetivo da proposta é aprimorar a prestação do serviço por parte das auto-escolas, o que no entender da senadora vai resultar em um melhor treinamento dos motoristas, além de reduzir o número de acidentes de trânsito. O relator, o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, explicou por que defendeu a aprovação deste projeto.

(Paulo Paim) A autora se vale de estatísticas relativas aos acidentes de trânsito, lembrando que o problema é a terceira causa de morte no país, o que demonstra a importância social do serviço prestado pelas autoescolas. O incentivo terá o condão de contribuir para a renovação da frota com o conseqüente aumento da segurança na praticagem. Ou seja, teremos menos acidentes de trânsito, menos seqüelas, menos gastos para o próprio Governo e, o mais importante, vão diminuir as mortes.
 
(Repórter) O projeto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. E se aprovado, vai depender apenas da sanção da presidente Dilma Roussef para virar realidade.
28/11/2012, 01h47 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 01h47
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00