Leitura do relatório final da CPI do Cachoeira é adiada para próxima quarta-feira — Rádio Senado

Leitura do relatório final da CPI do Cachoeira é adiada para próxima quarta-feira

LOC: OBRIGAR AS LAN HOUSES A MANTER CADASTRO DE CLIENTES E VIABILIZAR O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DOS USUÁRIOS DO SUS FORAM ALGUMAS DAS MEDIDAS APROVADAS PELAS COMISSÕES DO SENADO NESTA SEMANA. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DISCUTIRAM OS APAGÕES NO SETOR ELÉTRICO E A SITUAÇÃO DA ECONOMIA. E AINDA PARTICIPARAM DO DEBATE EM TORNO DO RELATÓRIO DA CPI DO CACHOEIRA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Ficou para a próxima quarta a leitura do relatório final da CPI Mista do Cachoeira. Mas a divulgação antecipada do texto já provoca polêmica. Senadores e deputados foram ao Ministério Público pedir a investigação de denúncias que, para eles, não receberam a devida atenção da CPI. O senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, fez parte desse grupo. 

(SIMON) As provas contra a empresa e contra o empreiteiro estão prontas. O que a CPI fez foi arquivar e não deixar aparecer. 

(REPÓRTER) Divergência também no debate sobre os recentes apagões de energia. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que os cortes foram pontuais e que não há risco de racionamento. Mas a senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, discordou. 

(L. VÂNIA) Foram registrados 14 blecautes em várias regiões do país. Ao que me parece, essa não é uma questão pontual. 

(REPÓRTER) Já o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse à Comissão de Assuntos Econômicos que o País deve crescer até quatro por cento em 2013. Para o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, a perspectiva de crescimento é resultado da redução dos juros. 

(LINDBERGH) Ter baixado as taxas de juros da forma como baixou. A política adotada pelo Banco Central mostrou seu rumo acertado. 

(REPÓRTER) Dentre as propostas aprovadas pelas comissões, foi destaque a que obriga as lojas que alugam computadores para uso da internet, conhecidas como lan houses, a manterem cadastro dos usuários. Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, observou que os estabelecimentos que cumprirem a regra poderão ter acesso a empréstimos com taxas mais vantajosas. 

(FERRAÇO) Essas estruturas têm sido de fundamental importância para a acessibilidade à internet, sobretudo em camadas mais populares da população. 

(REPÓRTER) E a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto que cria regras para a informatização dos prontuários dos usuários do Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos é facilitar a continuidade da terapia, caso o paciente tenha que buscar tratamento em outra cidade.
23/11/2012, 11h43 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 11h43
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00