CAE vai debater preço e segurança dos veículos vendidos no Brasil — Rádio Senado

CAE vai debater preço e segurança dos veículos vendidos no Brasil

LOC: POR QUE O CARRO É TÃO CARO NO BRASIL? E POR QUE MODELOS VENDIDOS AQUI SÃO MENOS SEGUROS DO QUE OS DE PAÍSES DESENVOLVIDOS? 

LOC: É O QUE A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI QUERER SABER NUMA AUDIÊNCIA PÚBLICA APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Impostos altos? Mão de obra cara? Margem de lucro elevada? O que faz o brasileiro pagar tanto por um automóvel? Um exemplo: um modelo fabricado no Brasil e exportado para o México é vendido lá por 26 mil reais. O mesmo modelo é oferecido numa concessionária brasileira por 56 mil reais – e menos equipado do que o similar vendido no México. Casos como esse vão ser debatidos numa audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A ideia é da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. 

(A AMÉLIA) Por que o carro brasileiro é o mais caro do mundo – mais caro do que na Argentina, mais caro do que no México? Então é um mercado consumidor enorme, e acho que esse mercado consumidor enorme merece respeito. 

(REPÓRTER) Para Ana Amélia, além de pagar mais caro, o brasileiro compra modelos menos seguros do que os oferecidos a consumidores de outros países. E isso apesar dos incentivos fiscais que a indústria nacional vem recebendo. 

(A AMÉLIA) Hoje nós vemos que, em matéria de segurança, os carros brasileiros estão como há 20 anos na Europa. Então nós estamos defasados em matérias de segurança, com testes realizados por organismos independentes. 

(REPÓRTER) A data da audiência pública ainda vai ser marcada. Estão na lista de convidados representantes dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e do sindicato das empresas de autopeças.
20/11/2012, 00h19 - ATUALIZADO EM 20/11/2012, 00h19
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00